quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Como reduzir custos logísticos com uma roteirização automatizada?


Para competirem com o alto número de concorrentes disponíveis no setor, as empresas precisam criar formas de se diferenciar, de modo a alcançar uma vantagem competitiva que melhorará sua posição no mercado. Porém, proporcionar um diferencial, muitas vezes, exige investimento e, para isso, as empresas precisam reduzir os custos. Sendo a logística uma das principais fontes dos gastos das companhias, os empreendedores precisam descobrir como reduzir custos logísticos de suas operações.
E se fosse possível reduzir custos logísticos e, ao mesmo tempo, criar um diferencial para competir melhor no mercado? Continue lendo e entenda como a roteirização automatizada pode ajudá-lo!

Melhoria na gestão de frotas

Quem trabalha com transportes e possui uma grande frota de veículos sabe da dificuldade de manter o controle de cada um, e também como a falta de controle pode trazer problemas. Quando relacionados à gestão de frotas, os problemas podem estar ligados, por exemplo, a um custo excessivo com manutenção e ao gasto desnecessário dos pneus.
Com uma roteirização inteligente, as rotas serão calculadas buscando a maior eficiência com a menor quilometragem. Dessa forma, auxiliará no controle dos gastos com os veículos, pois menos quilômetros rodados significam menor custo com revisões, tanto preventivas quanto corretivas.

Redução no tempo de entregas

A roteirização automática tem como objetivo oferecer à empresa a melhor rota, considerando o caminho mais apropriado a ser feito no menor tempo possível.
Os dados sobre sua frota serão inclusos no sistema, com informações, como quantidade de veículos e capacidade de cada um, assim como os dados sobre as entregas. Com a localização precisa, uma rota será criada, buscando a maior eficiência possível, tanto de otimização do caminho e sequência de entregas como do melhor aproveitamento da capacidade do veículo.

Aumento na satisfação do cliente

Os clientes que necessitam de um serviço de entregas precisam de informações rápidas e precisas. Atrasos fazem com que a imagem da empresa fique manchada, principalmente quando ocorrem e a informação não chega até o cliente.
Um sistema inteligente pode, ainda, ajudar na diminuição do número de avarias das cargas transportadas, visto que algumas interfaces permitem, além da roteirização, o sequenciamento mais eficiente de entregas e o planejamento do arranjo das cargas dentro do veículo, o que faz com que o agrupamento de entregas respeite o peso máximo do carro escolhido e o empilhamento de cada material.
Assim, as cargas frágeis ou com outro tipo de restrição serão entregues com maior segurança e livre de danos.

Redução da ociosidade da frota

A roteirização automática é programada de acordo com as necessidades da empresa. Tendo as informações de quantidade de veículos na frota e de quais entregas estão programadas para determinado dia, o sistema calculará a forma mais otimizada de fazer tais entregas, fazendo com que o tempo seja mais bem utilizado e evitando que veículos vazios saiam para fazer apenas uma entrega, por exemplo.

Diminuição de custos com manutenção

Proporcionar a melhor rota significa também descobrir o caminho com a menor quilometragem. Quanto menos o veículo roda, menores serão os custos com manutenção. Além disso, tendo as informações de localização das entregas, o sistema alertará qual é o número correto de veículos que precisam estar em rota naquele dia. Muitas vezes, com a otimização total das cargas, não é necessário que todos os carros sejam utilizados.

Escolha do melhor software para sua empresa

O sistema a ser contratado deve estar de acordo com as reais necessidades da sua empresa. É importante que, antes de procurar um prestador desse serviço, sejam listados alguns requisitos específicos para atender sua demanda. Além disso, durante a escolha de fornecedores, busque contato com os outros clientes do desenvolvedor. Dessa forma, você terá um feedback real do sistema e saberá se, de fato, atende suas necessidades.
Entendendo como reduzir custos logísticos por meio da tecnologia, o empreendedor tem a possibilidade de resolver três situações com apenas uma solução: reduzirá os custos, aumentará a possibilidade de investimento da empresa e proporcionará aos seus clientes um serviço diferenciado, com foco nos melhores preços e na segurança das cargas, garantindo a integridade da entrega e atendendo os prazos determinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário