sábado, 30 de novembro de 2019

20 tendências de marketing digital para 2020

Para onde caminha o marketing digital? Em quais ferramentas, formatos e comportamentos a sua empresa precisa estar de olho para obter os melhores resultados no próximo ano?
Neste texto você vai saber mais sobre o crescimento dos conteúdos em áudio, a busca por uma comunicação mais personalizada e humanizada com o cliente, ações estratégicas de SEO e redes sociais, e outras tendências de marketing digital para 2020. Vamos lá!?


1. Voz. Voz. VOZ!

Não há como falar de tendências sem começar pelo conteúdo em áudio. Afinal, estamos no dito “Ano do Podcast” em que 40% dos internautas brasileiros já ouvem esse formato. Como a expectativa é que o podcast siga conquistando mais ouvintes no Brasil e no mundo, especialistas como Gary Vee são taxativos em recomendar que as empresas invistam no formato: “Comece um podcast sobre o seu mercado e divulgue-o”.
A consolidação da “Era da voz”, no entanto, não se resume ao crescimento dos podcasts. A pesquisa por voz vem se popularizando e é uma das principais tendências para o próximo ano. Estima-se que 50% das buscas online serão por voz em 2020, o que vai impactar diretamente nas estratégias de SEO e exigir a produção de conteúdos com uma linguagem mais direta e natural.
A popularização do áudio é impulsionada pelo fato de que o usuário pode consumir esse conteúdo enquanto realiza outras tarefas – o que faz muita diferença em um mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo para ler. Por isso, outro recurso que deve ser ainda mais explorado pelo marketing digital é o dos posts com versão em áudio.

2. Humanização e personalização

São pessoas que estão por trás dos negócios e é com essas pessoas que quem faz marketing digital precisa conversar. É cada vez mais necessário pensar em estratégias P2P – Person to Person e na humanização dos conteúdos e da comunicação.
No RD Summit deste ano, a especialista em marketing Liliane Ferrari destacou emoção, empatia e ética como pilares para um conteúdo mais humanizado. Assim, o grande desafio das empresas é entender melhor o comportamento humano, focar no sucesso dos clientes e criar interações mais personalizadas.

3. Crie experiências!

Interações pessoais e conexões diretas fazem com que os clientes se relacionem com sua empresa de uma forma mais real e engajada, por isso a dica da vez é investir na experiência do consumidor.
As pessoas não compram somente um produto, elas compram experiências. E nesse cenário quem sai na frente são as empresas que trabalham customer success, SAC 2.0, suporte, pós venda e outras ações de relacionamento com o cliente.

4. Storytelling e o poder das boas histórias

Criar experiências, ter empatia e oferecer conteúdos mais humanizados envolve, inevitavelmente, contar boas histórias. Sendo assim, o storytelling segue firme e forte como uma ferramenta de relacionamento com os clientes, além de uma tendência que deve ser observada com atenção em 2020.
Storytelling não serve apenas para narrar cases de sucesso ou para apresentar soluções. Boas histórias ajudam a construir a imagem e o propósito da sua marca, traduzem dados de maneira mais interessante, envolvem seu público e despertam emoções no cliente ao longo de toda sua jornada.

5. Propósitos e causas ganham destaque

Responsabilidade social e propósito de marca aliado a determinadas causas são fatores cada vez mais determinantes nas escolhas de consumo. Ou seja, encontrar – e principalmente seguir – propósitos faz diferença não só na construção de marca como também nos resultados econômicos do negócio.
Uma pesquisa do Instituto Ipsos com 1,2 mil entrevistados mostrou que 77% esperam que as empresas contribuam mais com a sociedade e que 82% consideram muito importante que empresas tenham responsabilidade social.

6. Branding e posicionamento

Ainda no que diz respeito à construção de marca, o branding continua sendo essencial para ganhar destaque no mercado, criar diferencial competitivo e se relacionar com o público de uma maneira que faz com que os clientes advoguem pela marca.
O branding e o posicionamento da empresa, no entanto, precisam estar alinhados com todas as ações do negócio. E aqui vai uma dica importante da Nina Silva, do Movimento Black Money: “Não adianta tem uma marca se você não tem produtos que estejam conectados ao propósito da marca”.

7. Inboundpr ganha força

A união entre marketing, vendas e relações públicas torna-se cada vez mais crucial entre empresas que desejam trabalhar a comunicação de forma integrada. Neste contexto, ganha força o contexto de Inboundpr: uma metodologia que busca alinhar os objetivos de negócio com as estratégias de comunicação.
A ideia é fazer com que a empresa atraia mais clientes ao mesmo tempo em que constrói sua reputação junto à imprensa por meio de estratégias alinhadas com a gestão e o contexto do negócio.

8. É hora da segurança digital

A segurança dos dados na internet ganhou destaque nos últimos anos e 2020 vai marcar a implementação da Lei Geral de proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Com a lei, as empresas que trabalham com inbound marketing precisam se adequar de forma robusta à regulamentação e ter mais transparência e cuidado com as informações de seus leads.
É importante ter em mente que a LGPD não vai limitar o inbound marketing, mas criar oportunidades para que as marcas se comuniquem com seus contatos de maneira mais clara e oferecendo conteúdos realmente valiosos. Ou seja, a empresa que estiver preparada para o tratamento adequado dos dados terá vantagens competitivas no mercado.

9. Inteligência de dados

O advento da LGPD apenas reforça uma necessidade antiga: é preciso lidar com os dados de maneira estratégica. O processo de organização dessas informações é chamado de inteligência de dados e envolve também uso de sistemas de softwares para analisar, combinar, interpretar e qualificar os dados.
A inteligência de dados melhora a capacidade analítica da empresa e auxilia os gestores a tomar decisões mais assertivas e baseadas nas informações que são relevantes para o negócio.

10. Conteúdo de qualidade e com criatividade – sempre!

Conteúdo de qualidade é o melhor amigo do inbound marketing e isso não vai mudar tão cedo. Mas com cada vez mais empresas investindo em marketing de conteúdo e com o fluxo cada vez mais intenso de informações, como se destacar?
Os grandes desafios para 2020 estão em produzir um volume expressivo de conteúdo de qualidade seguindo um objetivo estratégico, além de buscar formas criativas de apresentar esses conteúdos sem limitar-se aos formatos tradicionais.

11. SEO, um aliado cada vez mais estratégico

Com o aumento da concorrência por palavras-chave e dos custos de mídia, é importante estar bem posicionado organicamente nos mecanismos de busca. A valorização do trabalho de SEO nas estratégias de marketing digital contribui para atrair um público mais qualificado e fortalecer a marca na internet.
As constantes atualizações nos algoritmos do Google, no entanto, exigem a adaptação e o aprimoramento das técnicas de SEO, além de criar a necessidade de investir em ferramentas de pesquisa de palavra-chave e análise.

12. Busca paga e busca orgânica precisam caminhar juntas

Mais do que uma uma tendência, essa dica deve ser uma resolução de Ano Novo para qualquer empresa que deseja aumentar sua presença digital de maneira mais assertiva.
Usar ferramentas de SEO e de links patrocinados de forma integrada é essencial para que busca orgânica e anúncios no Google caminhem lado a lado. O que gera resultados mais consistentes e evita que a empresa gaste com palavras-chave que não são interessantes para o negócio.

13. Google meu negócio, o amigão da vizinhança

Google Meu Negócio segue como um aliado de pequenas e médias empresas para ganhar visibilidade na internet e interagir com seus clientes. A ferramenta do Google é gratuita e assume um papel cada vez mais fundamental nas estratégias de SEO, principalmente com o crescimento da busca por voz.
Além de permitir que empresas cadastrem dados como endereço, telefone, horário de funcionamento etc., o Google Meu Negócio também possibilita que pequenas marcas divulguem informações e atualizações e fortaleçam seu posicionamento orgânico.

14. Alcance orgânico do Facebook e Instagram continua diminuindo

Aqui nenhuma novidade para as marcas que utilizam as redes de Mark Zuckerberg e precisam criar cada vez mais anúncios para garantir que seus conteúdos apareçam na timeline.
Em 2020 o alcance orgânico segue reduzido, por isso a dica é usar as redes sociais para levar o público para canais que você tenha mais controle: o site e o blog da sua empresa, por exemplo. Nas palavras de Ariane Feijó no RD Summit 2019: “Rede social é como casa alugada. Se um dia acaba, como fica o seu negócio?”

15. De olho no TikTok

Quem trabalha com social media precisa estar atento ao TikTok. A rede social chinesa baseada na publicação de vídeos curtos já é o aplicativo mais popular na Play Store e na App Store e conta com mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo.
Com um crescimento anual de 6% e mais de 63 milhões de downloads mensais, o TikTok já fez o Instagram se coçar: a rede lançou recentemente no Brasil a ferramenta Cenas, com recursos bem semelhantes aos do TikTok.
A rede ainda não caiu nas graças do público brasileiro, mas já busca parcerias para crescimento no país. Por isso, pode ser uma ferramenta interessante principalmente para marcas que tem um público mais jovem.

16. Whatsapp e aplicativos privados de mensagem

Aplicativos privados de mensagem fazem parte (e muito!) da rotina dos brasileiros. Só o Whatsapp conta com 120 milhões de usuários ativos mensalmente no país.
Para aproveitar o potencial e o crescimento da plataforma, marcas estão investindo cada vez mais em incorporar o Whatsapp em suas estratégias de marketing digital. A rede pode ser usada para a divulgação de produtos e serviços, e também como um canal mais rápido e acessível de relacionamento e até mesmo de venda.

17. Grupos nas redes sociais ganham força

Seguindo os passos do WhatsApp, redes como Facebook e Instagram estão apostando em grupos de mensagem em suas plataformas.
Estimular a criação de grupos tem sido, inclusive, a principal estratégia do Facebook para manter seus usuários. A ideia é criar comunidades e conectar as pessoas de maneira mais pessoal e em torno de temas específicos.
Para as empresas, os grupos do Facebook representam espaços importantes para divulgar conteúdos relacionados a área de atuação do negócio para públicos bem definidos e direcionados. No entanto, é preciso levar em consideração que o objetivo dos grupos é a interação entre os usuários, e não fazer propaganda do seu produto, por isso é fundamental falar de assuntos relevantes para os membros da comunidade.

18. Automação estratégica

Lembra que eu falei nas primeiras tendências sobre a necessidade de personalizar os conteúdos, certo? Isso não significa deixar a automação de lado, muito pelo contrário.
A automação gera economia de tempo e dinheiro para empresas, além de possibilitar que as ações de inbound marketing sejam realizadas de forma mais organizada e segmentada. Ou seja, ao automatizar processos mais operacionais, as marcas passam a focar seus esforços em ações mais estratégicas e assertivas para conquistar e encantar seu público.

19. Email Marketing com mais proximidade e valor

“Email é conteúdo e não um repositório de CTAs para o seu site”. A frase da Beatriz Guarezi no RD Summit 2019 resume um pouco da necessidade de pensar em conteúdos de email marketing que impactem as pessoas.
email continua sendo uma importante ferramenta de marketing digital, mas precisa ter valor por si só transmitindo proximidade, personalização e humanizando a relação com quem assina a newsletter.
Também no Summit, Ann Handley reforçou que o email é um espaço em que as pessoas estão no controle e não os algoritmos e que, por isso, é preciso falar de maneira mais pessoal: “Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada”.

20. Vídeo como um dos principais formatos de conteúdo

Nos últimos cinco anos o consumo de vídeos online cresceu 165% de acordo com o estudo Video Viewers. Ou seja, não resta dúvidas de que estamos falando de um dos formatos mais populares da internet e que precisa fazer parte das estratégias de marketing das empresas em 2020.
O Youtube segue como a principal plataforma, só perdendo para o Google quando o assunto é pesquisa na internet. Mas outros canais como o Instagram (feed, stories e IGTV) e o Whatsapp também merecem atenção.

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