quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Como administrar minha carreira?



O plano estratégico é considerado uma excelente ferramenta de gestão. Contudo, não apenas os empreendimentos necessitam de um planejamento cuidadoso. No contexto da Administração o planejamento estratégico também pode ser aplicado na gestão da carreira. “Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento das empresas, o antigo perfil profissional não é mais válido. É necessário investir no autoconhecimento e a adaptação de uma estratégia para a vida pessoal, pode ser uma excelente escolha”, explica a coordenadora do curso de Administração da Anhanguera de Niterói, Alvina Domingues.

A especialista afirma que as pessoas que almejam novos desafios profissionais, ou uma recolocação, podem aplicar alguns princípios de negócios. “Um dos primeiros itens do plano é entender o cargo que se deseja”. O tempo e como conseguirá percorrer esse percurso são os próximos passos desse planejamento de carreira.

De acordo com o coordenador do CST em Recursos Humanos da Anhanguera de Niterói, professor Leonardo Nobre, antigamente as pessoas possuíam mais estabilidade em seus empregos. Hoje, vemos uma inversão nesse conceito, pois o sucesso na carreira depende do próprio colaborador. “Vivemos em um mercado altamente competitivo e é fundamental a elaboração de um plano de carreira para que o indivíduo possa se orientar durante jornada”.

O especialista ressalta que para adaptar o planejamento estratégico é interessante realizar também uma análise Swot. “O exercício analisa os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da vida profissional. Pode ser utilizado para pontuar os aspectos de maior ameaça competitiva na área, buscando com assim desenvolver a capacitação necessária”, conclui Leonardo Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário