sexta-feira, 23 de junho de 2017

GTP cria drone para gerenciar estoques com tecnologia RTLS

Ferramenta realiza levantamento de informações e pode gerar redução de custos de inventário superior a 80%
A GTP desenvolveu um software que incorpora sistema de geolocalização e sensores em drones. O objetivo da solução é controlar com precisão estoques, evitando perdas e otimizando custos de forma automatizada e sem interferência humana. A solução promete gerar economia de 90% no custo de realização de inventários.
Por conta de uma parceria firmada com a norte-americana Zebra, líder global em soluções para rastreamento, o drone utiliza a tecnologia RTLS (Real Time Location System). Os sensores aéreos determinam a rota de voo e geram dados que são automaticamente cruzados com o WMS (Warehouse Management System), realizando o inventário de forma precisa.
A solução é capaz de medir a distância relativa entre a altura onde se encontra e a dos paletes, o drone envia imagens em tempo real do estoque através de telemetria e calcula a quantidade de produtos existentes no armazém. Segundo o arquiteto de soluções da GTP, Jorge Fragoso, o saldo será o resultado real do estoque. “Durante o sobrevoo, todas as quantidades de produto são confrontadas com os volumes armazenados, as entradas e as saídas. A geolocalização faz em minutos o que antes era feito em até duas horas por um ou dois funcionários”, explica.
A solução custou à GTP mais de R$ 1 milhão de reais, já que, de acordo com Fragoso, o setor de inventários é um dos que mais carece em tecnologia. “Em 99% dos casos eles são realizados de forma manual, o que favorece a chance de erros. Este lançamento vem para aumentar potencialmente o grau de assertividade no processo de contagem manual, armazenamento e controle do estoque.”
Testes
O drone já foi testado em duas das maiores empresas do país. Em uma delas, do mercado de óleo e gás, foi aplicado para gestão de ativos e construção de dutos de transporte de óleo entre duas refinarias distantes 50 km. Na outra, do setor de bebidas, gerou redução de 90% nos custos operacionais com inventário.
O sistema também monitora e localiza em tempo real a movimentação de paletes, empilhadeiras e pessoas, prevenindo assim acidentes ao emitir um sinal para o colaborador e para o veículo.
Fonte http://www.revistamundologistica.com.br/noticias/gtp-cria-drone-para-gerenciar-estoques-com-tecnologia-rtls

Nenhum comentário:

Postar um comentário