sábado, 21 de novembro de 2015

Workation. Mobilidade + tecnologia = férias e trabalho

Finalmente está chegando a época das suas sonhadas férias.
Descansar… Relaxar… Viajar com a família…
No Brasil, onde existe uma legislação trabalhista, as empresas são obrigadas a conceder férias aos seus colaboradores. E esta palavra – FÉRIAS – pode não ter o significado de descanso, lazer e diversão, mas ser sinônimo de angústia, ansiedade, agente desencadeador do estresse ruim (distress) ou de outras manifestações físicas como palpitação, náuseas, diarreia, etc.
O medo de tirar férias (vacation phobia) é outro fator que vem se somar a outras tantas causas da piora da qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.
Outro agente, também estressante e que faz diminuir a produtividade do colaborador é o tempo gasto no deslocamento entre casa e local de trabalho.
Em reportagem publicada na revista Melhor (edição de junho de 2011) pode-se ler: dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que, em 2010, a frota brasileira atingiu mais de 64 milhões de veículos em todo o país, alta de 8,4% no ano, e uma impressionante expansão de 119% na última década.
Em várias metrópoles do mundo o trânsito tem piorado com o passar dos anos, o que tem afetado negativamente o desempenho das pessoas, seja no trabalho, seja na escola.
No meu texto Para onde o trânsito está levando o trabalho apresento várias dicas para não se estressar ou diminuir o estresse enquanto você vai de casa para seu local de trabalho.
Entretanto, outras alternativas tem sido desenvolvidas visando a diminuição do estresse, o aumento da qualidade de vida no trabalho e a manutenção ou aumento da produtividade.
São elas: o teletrabalho, o flex office, o horário flexível e o escritório virtual, modalidades estas que foram descritas no texto citado.
Se o uso cada vez maior da tecnologia já permite que os colaboradores possam trabalhar remotamente, por que não realizar seu trabalho remoto de um local onde o colaborador possa trabalhar e, ao mesmo tempo, usufruir de descanso, relaxamento, conhecer outros locais e outras culturas?
Sim, hoje já é possível unir férias e trabalho!
Enquanto no Brasil as férias são algo que não se mistura com trabalho, em muitos locais do mundo, principalmente onde as férias não são remuneradas, já está sendo usada esta nova ideia.
Na língua inglesa este conceito é conhecido por WORKATION, junção das palavras WORK(trabalho) e VACATION (férias) e que é definido como uma viagem de trabalho prazerosa, boa e benéfica, ou seja, um tempo que se passa longe do local de trabalho e que inclui alguns dias trabalhando de um local diferente e, quiçá, exótico. Na língua portuguesa ainda não temos uma palavra equivalente; por isso deixo as sugestões de feribalho outrabaférias.
Este termo foi popularizado por Noah Kagan do AppSumo, um website que diariamente distribui notícias e serviços on line. Noah aperfeiçoou a arte de trabalhar em qualquer lugar do mundo sem nunca ter tido um único dia de férias do trabalho. Seu trabalho é móvel, não tem lugar fixo. E ele aprendeu a passar parte dos seus dias trabalhando e outra parte aproveitando seu tempo conhecendo os arredores do local onde estava trabalhando, em eventos sociais ou visitando parentes.
Enquanto muitas atividades necessitam ser feitas em um local determinado (fábrica, hospital, hotel, etc.), outras tantas podem ser feitas em regime de teletrabalho (trabalho a distância). E isto pode ser realizado enquanto você toma um café em Paris ou observando o por-do-sol em uma praia no Taiti.

Com a internet e as modernas tecnologias, ninguém precisa saber de onde você está realizando seu trabalho, seja da sua própria casa ou, de Nova York ou da Tailândia, desde que você apresente os resultados previstos.
Particularmente, já fiz isso. Minha filha mais nova mora em Melbourne, na Austrália. Na minha última viagem para rever a família e conhecer meu primeiro neto, tive a oportunidade de conhecer locais muito aprazíveis e, ao mesmo tempo, escrever meus textos e envia-los por email ao meu editor aqui no Brasil.
Em resumo, você deixa seu local de trabalho, viaja para outra cidade ou outro país, mas leva seu trabalho e suas obrigações dentro da sua mala.
O emprego de tecnologias cada vez mais avançadas já permite que se trabalhe de qualquer ponto do planeta. O fato de se realizar um projeto, redigir um relatório, escrever um livro ou preparar uma apresentação pode ser feito de qualquer local, desde que se tenham as ferramentas tecnológicas para isso.
Já imaginou você fazendo uma teleconferência com seus clientes em diferentes cidades do mundo, ou com os membros da sua equipe dentro do escritório da empresa, ou, ainda, fazendo uma apresentação ao board diretamente de um escritório virtual da ilha de Capri?
Por incrível que possa parecer, muitos gestores já nem se preocupam mais se o colaborador trabalhe em regime de home office, terceirizado, usando horário flexível ou seja lá o que for. O importante, para eles, é manter a produtividade do colaborador em alta e fazer com que entregue os resultados no tempo acordado.
E a sua empresa? Já está preparada para essa mudança de cultura? Ela já permite aworkation ou ainda segue a legislação trabalhista?
Chegará o dia onde você terá o seguinte diálogo com seu gestor:
– Poderia tirar duas semanas de férias com a família para conhecer a Disney e continuar trabalhando de lá?
E ele certamente responderá:
– Claro. Acerte os detalhes com o RH.
Quanta diferença!
Você viaja, vai para um resort, uma casa de praia ou montanha e faz teleconferências, elabora projetos e, ao mesmo tempo, pode fazer turismo e estar com a família. Diferentemente das férias normais, onde você se desconecta do trabalho e seu período de descanso e lazer é interrompido por telefonemas de seu chefe ou membros da sua equipe.
A verdade é que estão acontecendo muitas mudanças no mundo do trabalho. Cada vez mais aumenta o número de pessoas que se tornam empreendedores autônomos e que trabalham para si mesmos (auto-emprego) ou para um grupo de outras pessoas desenvolvendo projetos com datas para início e fim.
O crescimento constante e contínuo do auto-emprego ou do trabalho por projetos (portfolio working), ou a combinação de ambos, vem mudando o conceito de férias. No novo mundo do trabalho será você quem vai determinar e decidir quando e onde passar suas férias; diferentemente se você trabalha com carteira assinada e tem que se submeter à legislação trabalhista.
Talvez o “mantra” deste novo mundo do trabalho seja “desenvolver um negócio, morar em qualquer lugar, alcançar a liberdade”, como encontrei emhttp://www.seanogle.com/entrepreneurship/workcation
Existem três tipos de workation. O primeiro é uma viagem com a família que inclui parte do tempo com o trabalho. O segundo é a workation solo, que é feita de forma solitária em um hotel ou resort com o intuito de relaxar e, ao mesmo tempo, desenvolver ideias criativas. Já o terceiro tipo ocorre quando a corporação proporciona uma viagem para toda a equipe para fortalecer seu crescimento.
Outro fator que pode tornar a workation uma nova realidade neste novo mundo do trabalho é o alto grau de infelicidade que acomete os colaboradores, independentemente da posição dentro do organograma da empresa. As causas desta infelicidade são várias, segundo a bibliografia sobre o tema.
A realidade é que as gerações mais jovens estão buscando atividades que as façam mais felizes financeiramente e que não afetem sua saúde física e mental. Esta geração mais jovem não quer trabalhar como seus avós trabalhavam. Os jovens querem mais autonomia, reconhecimento e flexibilidade para realizar suas atividades.
E a workation pode contribuir para isso.
Nos Estados Unidos uma pesquisa mostrou que 75% dos empregados classificaram a flexibilidade proporcionada pela workation como o melhor benefício que as empresas podem oferecer.
Esta forma que une trabalho com férias vem se tornando cada vez mais popular em muitos países tendo em vista que os colaboradores estão tendo cada vez menos tempo para seus afazeres pessoais e querendo cada vez mais tempo e mais flexibilidade para tal.
Não é a toa que o jornal The Wall Street Journal, considere a workation como a onda do futuro.
Alguns benefícios decorrentes desta nova maneira de se trabalhar são:
  • gera ideias inovadoras e criativas;
  • aumenta a produtividade pessoal devida à diminuição do estresse; como você descansa mais, entrega mais;
  • aumenta a confiança entre o colaborador e os membros de sua equipe;
  • aumenta o engajamento dos funcionários;
  • leva você a conhecer lugares exóticos e novas culturas;
  • pode gerar novas oportunidades de negócios;
  • você distribui melhor o “tempo de trabalho” com o “tempo para se divertir” e ficar imune aos “incêndios” que você tinha que apagar dentro da empresa;
  • você viaja pelo mundo sem sacrificar sua carreira;
  • você cresce como Ser Humano.
Todas estas mudanças parecem que estão fazendo com que o emprego formal esteja sendo destruído pelo aparecimento de novas formas de se trabalhar. A tendência é que as pessoas trabalhem por projetos, seja atendendo um único cliente ou vários clientes ao mesmo tempo, sem vínculo empregatício e sem carteira assinada. E não importa de onde este trabalho seja feito. Da própria casa ou de qualquer ponto do planeta.
E você? Já pensou em realizar seu trabalho tomando uma marguerita no bar de algum hotel de Cancún? Pois a realidade nos mostra que você pode começar a pensar nisso como uma futura realidade e não mais um sonho impossível.
Por isso, daqui para a frente, só posso lhe desejar uma boa viagem, bom trabalho e ótimas férias.
Fonte http://vitae360.com.br/equilibrio/tecnologia-ferias-e-trabalho/? utm_source=Recursos%20e%20Humanos&utm_medium=Newsletter&utm_campaign=Geral%20Vitae&utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=f426921267-Recursos_E_Humanos_03_11_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-f426921267-107145465

Nenhum comentário:

Postar um comentário