terça-feira, 2 de junho de 2015

Perguntas a se fazer quando falta energia na equipe

reconhecimento-no-trabalho
Eu estava dando uma palestra recentemente, para um grande grupo de profissionais administrativos.  Minha palestra foi logo depois de um almoço de reconhecimento de alguns destes profissionais. Além de seus prêmios formais, eles fizeram uma de minhas dinâmicas favoritas, o “Levante-se se _____.”
“Levante-se, se você recebeu sua certificação” (quase todos na sala se levantaram),  “Levante-se, se você alcançou outro importante marco profissional” (novamente, quase todos de pé), “Levante-se, se você fez uma contribuição significativa como voluntário este ano” (uma vez mais, quase todos), e finalmente, “Levante-se, se você recebeu qualquer tipo de reconhecimento este ano em seu trabalho” (cerca de 2% ficaram em pé). Tenho certeza que a intenção não era provar esse ponto, mas ele levantou uma questão importante. Estes administradores que trabalham duro em funções vitais, sentiram que suas contribuições não estavam sendo reconhecidas como deveriam.
No começo dessa semana eu estava trabalhando com um grupo de líderes que supervisionam trabalhadores da construção civil. Perguntei: “O que você pode me dizer sobre os membros da equipe? Eles são casados? Será que eles têm filhos? O que eles gostam de fazer para se divertir?”. Um dos caras admitiu: “Bem, eu só descubro sobre essas coisas quando se torna um problema. Como quando eles têm que levar o filho ao médico e faltar ao trabalho. Agora que penso nisso, é sempre em um contexto negativo.”
Se você está cheio de energia, mas sua equipe parece precisar de uma boa dose de uma bebida energética para começar, faça a si mesmo estas perguntas.

37 perguntas para se perguntar se sua equipe está com Falta de Energia

Eu os vejo por quem eles são?
  • O que eu sei sobre os membros minha da equipe como pessoas (por exemplo, o que eles fazem para se divertir? Qual é o nome da pessoa especial em suas vidas?)
  • O que eu sei sobre seus talentos e habilidades adicionais (aqueles que não necessariamente são utilizados no seu trabalho principal) que poderíamos aproveitar em projetos ou eventos especiais?
  • Eu os ajudo a desenvolver e alavancar seus pontos fortes?
Eu confio neles?
  • Eu confio neles para deixar que eles tomem decisões em suas áreas de especialização?
  • Sou capaz de ser vulnerável com eles?
Eu estou dando suporte a eles?
  • Como eu dou sustentação e eles e a suas carreiras?
  • Quem precisa de mais suporte?
  • Eu assegurei que eles tenham as ferramentas e recursos adequados para que sejam eficazes?
Eu estou conectado com eles?
  • Será que a minha equipe realmente entende o que estamos tentando realizar e por quê?
  • Temos momentos em que falamos de outras coisas além do trabalho?
  • Será que gostamos de estar perto uns dos outros?
Estou ouvindo o que eles estão me dizendo?
  • Como eu poderia facilitar para eles me darem feedback?
  • Quando alguém me dá uma má notícia, como eu reajo?
  • Eu peço a opinião deles?
Estou os estou incluindo?
  • Eu envolvo eles nas decisões?
  • Estou disposto a compartilhar informações confidenciais?
  • Eu lhes dou oportunidades para fazer apresentações a meu chefe?
Estamos tendo sucesso?
  • Nós tomamos algum tempo para entender os nossos sucessos, bem como nossos fracassos?
  • Como posso ajudar a minha equipe a se tornar mais resiliente aos contratempos?
  • O que poderíamos começar a fazer hoje que teria um maior impacto sobre nossos resultados?
Eu reconheço as suas contribuições?
  • Eu forneço uma boa mistura de feedback positivo e construtivo?
  • Será que eu digo “obrigado” o suficiente?
  • Sei como cada um dos membros da minha equipe gosta de ser reconhecido?
Estamos nos divertindo?
  • Encontramos tempo para apreciar o nosso trabalho e o dos outros?
  • Eu crio um ambiente que promove criatividade e diversão?
Eu sou real com eles?
  • Eu compartilho meus pensamentos e sentimentos com sinceridade?
  • Eu explico as razões por trás de decisões controversas?
Autora: Karin Hurt, palestrante, consultora de liderança e professora de MBA.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/reconhecimento-no-trabalho/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=0d228e77f5-Recursos_E_Humanos_27_05_2015&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-0d228e77f5-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário