A melhor maneira de evitar a doença é evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt., pois é a sua picada que transmite o vírus. No anexo, está uma cartilha do ministério da saúde com as principais maneiras de evitar a proliferação do mosquito.
A proteção individual também é importante:
Proteção individual
• Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas dos vetores da dengue e podem ser incentivadas principalmente durante surtos.
• Repelentes compostos por DEET, IR3535 ou Icaridin podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas. O uso dos repelentes deve estar em estrita conformidade com as instruções do rótulo.
• A utilização de mosquiteiro proporciona boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).
• Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se o uso de inseticidas domésticos em aerossol, espiral ou vaporizador.
• Instalação de estruturas de proteção no domicílio, como telas em janelas e portas,também pode reduzir as picadas.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. p.475
Programa de Relacionamento
Centro de Promoção e Proteção
à Saúde do Servidor - Prevenir/Iamspe
Programa de Relacionamento
Centro de Promoção e Proteção
à Saúde do Servidor - Prevenir/Iamspe
Contribuição Aluno Jeferson 2o. Log Noite
Nenhum comentário:
Postar um comentário