Desde que o aumento da população deu início aos trabalhos formais, iniciou-se a formação de escritórios, e esta necessidade de ter um espaço dedicado ao trabalho foi uma grande revolução para época (1860).
A relação de trabalho em escritório não revela apenas a estrutura de uma organização, mas sua identidade corporativa e a maneira como ela quer ser vista, o assunto é tão interessante que resultou em um livro: A Secret History of the Workplace (“Cubículo – A História Secreta do Escritório”), do jornalista Nikil Saval, que deve ser lançado no Brasil em 2015 pela Editora Rocco.
De 1860 até os dias de hoje muitas coisas mudaram, esta história passou pelos modelos mais autoritários até chegar às relações mais informais que conhecemos hoje. Confira na sequência as principais mudanças dos escritórios até os dias atuais.
1860 – 1950 | Nascem os espaços dedicados ao trabalho, impulsionados pelo capitalismo as profissões formais cresceram e o aumento de burocracia foi determinante para a formação dos escritórios. A relação de trabalho era próxima, chefes e subalternos sentavam-se lado a lado e não havia distinção entre vida profissional e pessoal.
1950 – 1960 | Começa a aparecer os primeiros arranha-céus, este tipo de propriedade fornecia status para as organizações que queriam estar sempre no topo dos edifícios e ostentar sua posição. O espaço físico era baseado em sistemas autoritários, os chefes e subordinados tinham uma relação fria e altamente baseada em hierarquias.
1960-1990 | Nesta época vários teóricos começam a escrever e a pensar em formas melhores de trabalho, nascem as baías, local onde o trabalhor fica isolado em seu espaço, além disso, as baías reforçavam o conceito de superioridade, onde apenas os cargos mais altos possuíam uma sala própria . A desumanização que o trabalho pode causar entra em pauta e os computadores passam a ser usados para controle de dados.
1990 – Atual | O avanço da tecnologia impactou fortemente nos escritórios, ocupando lugares de destaque. Aparecem as primeiras empresas focadas em tecnologia e elas reinventam o design e usabilidade de um escritório. Os ambientes de trabalhos ficam mais informais e o trabalho em equipe ganha cada vez mais espaço, visto que os resultados são excelentes.
Ambiente de trabalho e produtividade
A busca por espaços otimizados que motivam e fazem os colaboradores produzirem mais e melhor é uma tendência da década de 90 que acontece até hoje, isso porque, as organizações entenderam que seus espaços podem ser fundamentais para a conclusão de seus objetivos. “As empresas de tecnologia foram as primeiras a entender a relação entre bons e estruturados escritórios e o aumento de produtividade e por isso investem em espaços mais arrojados com poltronas, locais para entretenimento, momento da soneca e outros diferenciais”, explica Otavio Cavalcanti, diretor de área da Regus (organização líder de mercado em revolução nos espaços de trabalho).
Otávio salienta também que o modelo de desmistificação de ambiente de escritório, ou seja, o planejamento de espaços de “escritórios sem cara de escritório” são opções que podem aumentar a produtividade, pois o público alvo fica mais a vontade o que pode incentivar a criatividade e maior engajamento.
O design dos espaços de empresas de tecnologia tornaram-se tendências mundiais, pois percebeu-se os benefícios deste molde. Um ambiente convencional de escritório fica cerca de 55% ocioso, devido a equipes de vendas que ficam em atividades externas, férias, licenças, reuniões entre outros motivos, por isso, novos formatos de escritórios que focam em usabilidade, conforto e inovação são as opções mais estratégicas para as organizações, finaliza Cavalcanti.
Fonte: Escritório: História e a sua relação com produtividade | Portal Carreira & Sucesso
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/escritorio-historia-e-a-sua-relacao-com-produtividade?sc_source=b2c:newsletter&utm_source=b2c:newsletter&utm_medium=ces&utm_term=escritorio-historia-e-a-sua-relacao-com-produtividade&utm_content=2014-08-29&utm_campaign=497&sc_medium=20140829&sc_content=escritorio-historia-e-a-sua-relacao-com-produtividade&ggo=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário