sexta-feira, 12 de setembro de 2014

8 competências obrigatórias para o futuro!

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Os líderes de amanhã serão bem sucedidos com um grupo de habilidades diferentes dos de hoje. Empresas inteligentes irão detectar as pessoas com maior potencial para se tornar esses excelentes futuros executivos. E farão desta uma missão de alta prioridade.

Mas o que será necessário para a liderança de amanhã?

Na Harvard Business Review de junho, o guru da contratação Claudio Fernández-Aráoz, disse que devemos procurar por quatro habilidades para detectar aqueles com alto potencial de liderança: abertura e curiosidade; reconhecimento de novas possibilidades; persuasão e um ímpeto imparável.
Mas estas habilidades não são suficientes. Embora os líderes de amanhã precisem dessas capacidades para se adaptar a um mundo turbulento, os fundamentos da liderança não vão mudar. O motivo: a liderança baseia-se na mobilização de competências humanas. Sempre se baseou. Sempre se baseará.
As competências distintivas – aquelas que separam os melhores líderes dos medíocres – são:
  • Orientação Estratégica – ser capaz de pensar analiticamente e chegar a uma estratégia;
  • Visão de mercado – a compreensão do mercado e dos negócios;
  • Orientação para resultados - leva a alcançar resultados através da melhoria constante, avaliada por métricas sólidas;
  • Impacto para o cliente – paixão em satisfazer os clientes e consumidores;
  • Colaboração e influência – trabalhar bem com os outros, inclusive influenciar aqueles que não estão na própria linha de comando;
  • Desenvolvimento organizacional – desenvolver os pontos fortes para a empresa pelo recrutamento, retenção e desenvolvimento de futuros líderes;
  • Liderança de equipe – Construir grupos vencedores;
  • Liderança de transformação – liderar o caminho para novas metas.
As últimas seis dessas competências se enquadram na categoria inteligência emocional.
Sem o mínimo de autodomínio e habilidades de relacionamento, o líder fracassará nelas. Estas habilidades são muito familiares para mim – por exemplo, o Inventário de Competência Emocional e Social (ESCI), que eu co-desenvolvi com Richard Boyatzis e o Grupo Hay, disponível através de coaches certificados, avalia essas capacidades de liderança, a fim de ajudar os executivos e seus coaches a mirarem em como desenvolver outros pontos fortes.
Mas, como você faz para identificar estas competências quando está contratando pessoas? Claudio recomenda entrevistas intensivas e verificação de referências completas – de preferência com pessoas que conhecem bem o candidato e que estão dispostas a ser honestas sobre eles terem demonstrando habilidades em seus últimos cargos.
Quanto à você, como se preparar?
Basicamente observado os pontos citados neste artigo e procurando estudar a respeito deles. Competências se constroem num misto de teoria e prática. A vida você já tem. Comece a trazer mais conhecimento para ela.
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Autor: Daniel Goleman

Autor de "Inteligência Emocional" e "Foco" o psicólogo Daniel Goleman transformou a maneira como mundo educa as crianças, se relaciona com os amigos e família, e conduz relações de negócios. O "The Wall Street Journal" o colocou no top 10 da lista dos pensadores mais influentes no mundo dos negócios. Siga o Dr. Goleman no Twitter: @DanielGolemanEI
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/competencias-lideranca-33996/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=1e7e5eed9b-Recursos_E_Humanos_27_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-1e7e5eed9b-106172596

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