quarta-feira, 16 de julho de 2014

Desmistificando o coaching

desenvolvimento-coaching
Antes de me formar Coach também não entendia, exatamente, do que se tratava essa ferramenta tão poderosa. Inclusive quando ouvia falar em perguntas poderosas já achava estranho, para mim, parecia algo sensacionalista.
As pessoas desinformadas e alguns profissionais, por ai, querem dar ao coaching uma atmosfera de autoajuda ou formulas milagrosas e com isso deturpam o que realmente o processo é.
Tudo, na verdade, é muito simples de se entender e altamente científico. Perguntas bem formuladas levam você a refletir e até questionar dentro de si coisas que nunca havia imaginado.
Ao contrario de ouvir um conselho que pode entrar por um ouvido e sair pelo outro, o processo de coaching te obriga a ouvir uma opinião sincera de alguém que você não pode fugir. Você mesmo!
Então o coaching se baseia nisso; Coach (profissional que aplica a ferramenta) e Coachee (cliente que está em busca de algo) em sintonia buscando um comportamento que o coachee gostaria de desenvolver e por algum motivo não está conseguindo.
Se um coachee tem problemas com delegar tarefas, centraliza demais e isso o esta prejudicando nos negócios, as sessões serão voltadas a descobrir o que no passado pode ter ocasionado esse comportamento e o que na verdade o coachee ganha em manter uma atitude centralizadora. As sessões serão bem esclarecedoras e o coachee ira entender todo o processo de vida que o faz se comportar dessa forma, então ele irá se questionar e realizar exercícios diários para mudar essa realidade.
Ou seja, o processo é algo totalmente pratico e voltado para a mudança de comportamento, hábitos adquiridos com o tempo, através de vivências, pessoas e ambientes.
Então o coaching não é nada mais do que um mergulho profundo na sua vida em busca de respostas para as perguntas feitas por seu Coach. Respostas essas que podem mudar todo um padrão mental e refletir diretamente no seu comportamento objeto das sessões.
Segundo reportagem da Você/Sa de maio/14, existem 12 regras de ouro que você precisa entender antes de contratar um Coach;
  1. Coaching não é terapia.
  2. Para ter um efeito real ele deve ser individual.
  3. As sessões tem 1 objetivo definido.
  4. A vivência executiva do coaching é extremamente importante.
  5. Avalie a formação do profissional que irá contratar.
  6. Expertise em lidar com pessoas potencializam a vivência do Coach
  7. Rodagem profissional não é o bastante.
  8. A primeira sessão deve ser de graça.
  9. Cuidado com valores, nem muito caro nem muito barato.
  10. Defina um pacote.
  11. Veja quantas horas de “voo” (sessões) o coaching possui.
  12. Peça referências do profissional que irá trabalhar com você.
A mudança que o processo pode realizar na forma de pensar e agir do individuo é realmente incrível e o melhor de tudo em um prazo curto de tempo.
Trabalho na área de liderança há 10 anos e após a formação em coaching sou uma gestora infinitamente melhor e claro que tudo isso refletiu diretamente na minha vida pessoal.
Indico o processo e alerto. Cuidado! Com pessoas que se dizem coach, sigam as dicas da revista Você/Sa, pesquisem sobre o assunto e tenham uma longa conversa com o profissional que pretendem contratar, após as referencias e empatia entrem nessa jornada e conheçam o poder da ferramenta.
Contem comigo!
Avatar of Isabella Serra Nóbrega

Autor: Isabella Serra Nóbrega

Especialista em Gestão Empresarial, palestrante, consultora SEBRAE e Coach certificada pelas instituições: Behavioral Coaching Institute – BCI, International Association o Coaching e ECA – European Coaching Association. Isabella também é empresária no ramo de consultoria organizacional (Trampolim Consultoria), e tem mais de 14 anos de experiência em gestão de empresas e pessoas.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/desenvolvimento-coaching-37896/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=42a622599c-Recursos_E_Humanos_05_06_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-42a622599c-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário