terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Índice de acidentes aéreos com fatalidades no Brasil caiu 15% em 2013

Na aviação regular com transporte comercial de passageiros não houve nenhum acidente fatal no ano


aeroporto-angra-rj
De acordo com um levantamento da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o índice de acidentes aéreos com fatalidades que ocorreram no Brasil em 2013 caiu 15%, considerando o número de acidentes por milhão de decolagens.
O cálculo final foi feito com base nos dados fornecidos pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do Comando da Aeronáutica.
Todos os segmentos da aviação registraram queda nas taxas de ocorrências em 2013, sendo que na aviação regular com transporte comercial de passageiros não houve nenhum acidente fatal no ano.
O indicador de irregularidades mensuradas pelo Sistema Decolagem Certa da ANAC também apontou queda, passando de 1,9% em 2012 para 0,84% em 2013.
Os acidentes considerados nas estatísticas são todos aqueles que ocorreram no ano passado com aeronaves registradas no Brasil, independentemente de terem ocorrido em solo nacional ou internacional.
No critério da ANAC não estão incluídas as ocorrências envolvendo atos de interferência ilícita, assim como aeronaves de Segurança Pública e Defesa Civil (somente quando ocorridos durante a realização especificamente destas operações). Também não são consideradas as ocorrências com aeronaves que possuem somente a reserva de marcas, por não terem suas matrículas definitivas nem aquelas classificadas como experimentais e ultraleves devido às especificidades nas operações e regulamentações.
O número absoluto de acidentes também caiu, passando de 173 para 157, o que representa uma queda de 9,25%. O
Brasil, por meio da ANAC, é um dos poucos países que estabeleceram e contabilizam índices de acidentes ocorridos com aeronaves da aviação geral. Em geral, internacionalmente, somente se contabilizam no cálculo de índices de acidentes aqueles ocorridos com aeronaves da aviação comercial.
Fonte http://www.transportabrasil.com.br/2014/02/indice-de-acidentes-aereos-com-fatalidades-no-brasil-caiu-15-em-2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário