domingo, 1 de dezembro de 2013

Me formei, e agora? Um mundo de pernas pro ar!

Pare por um instante e procure perceber as pessoas à sua volta. Comece observando as da sua geração – se você tem mais ou menos 25 anos –  depois as da geração de seus pais.
Observe também aquelas da geração que ainda não chegou aos dez anos de idade. Se você prestar bastante atenção, irá perceber no comportamento delas algo que vêm já vem acontecendo de alguns anos pra cá, mas que ultimamente tomou proporções quase cômicas.
Crianças e jovens adolescentes entendem muito melhor uma série de coisas do que a maioria dos adultos.
Observe uma criança jogar vídeo-game, operar um computador, navegar pela internet, utilizar as funções de um celular, mexer no tablet, regular a câmera fotográfica ou mesmo programar o microondas para derreter o queijo na medida certa. Sim, eles fazem isto com uma naturalidade e desenvoltura desconcertantes para muitos adultos – inclusive jovens adultos em alguns casos.
A verdade é que durante séculos e séculos neste mundo dificilmente você veria uma criança de oito anos ensinando um adulto a operar algum equipamento ou interpretar alguma instrução.
A questão é que estas crianças, que já se acostumaram a crescer cercadas de tantas e tão velozes transformações, adaptam-se a elas com muito mais facilidade do que uma pessoa que passou 15 anos com o mesmo aparelho de TV na sala.
Grande parte dos recursos que utilizamos para trabalhar hoje sequer existia há 15, 10, ou até mesmo 5 anos. A própria internet, sem a qual muitas pessoas não mais concebem viver ou trabalhar, (eu que o diga) passou a ser uma realidade relativamente acessível em nosso país há pouco mais de uma década.
São também estas mudanças, tão grandiosas e repentinas, que estão modificando totalmente as regras de um universo no qual muitos querem obter algum sucesso: o mundo do trabalho.
As reviravoltas que temos experimentado na chamada era do conhecimento simplesmente semearam o caos na forma como os acontecimentos se sucedem, e conseqüentemente na velha ordem que imperava. Uma ordem que era lógica e razoavelmente previsível; mas não é mais.
A principal característica desta era, além da velocidade gigantesca das mudanças, é a produção e o uso de conhecimento como fonte de vantagem, tanto para as empresas quanto para aspessoas. Quem sabe mais, sabe fazer, e faz, ganha.
Sem dúvida as coisas eram um pouco mais previsíveis por aqui antigamente. Há até dois séculos atrás, quando nascíamos, tínhamos uma ideia bastante razoável do que poderíamos esperar desta vida. Se fôssemos nobres, provavelmente teríamos uma vida agradável e abundante; se plebeus, viveríamos de forma mais simples e teríamos que trabalhar para tirar o sustento; se escravos, seríamos obrigados a trabalhar de forma desumana e cruel, às vezes por toda a vida.
As coisas podiam mudar? Claro que sim. E mudavam. Mas de forma muito mais lenta e organizada.
Há vinte anos, se nos formássemos nesta ou naquela profissão, praticamente estávamos com nosso lugar garantido no mercado — mesmo que não nos tornássemos profissionais muito reconhecidos.
Então, se você tinha uma condição financeira que lhe proporcionasse bons estudos, podia prevercom certa confiança os rumos gerais de sua trajetória profissional. Podia… Porque no ambiente profissional de hoje, prever qualquer coisa com muitas chances de acerto é praticamente impossível.
É assim porque este ambiente é tão cheio de possibilidades e ameaças, tão competitivo e ao mesmo tempo carregado de oportunidades tão extraordinárias, que quase qualquer um, pode se tornar quase qualquer coisa que queira, ou não queira, a qualquer momento e em qualquer lugar. (Que o diga o You Tube!)
É possível nascer rico e famoso e morrer pobre, na completa obscuridade. Bem como é possível nascer miserável e se tornar extremamente rico e conhecido.  Tudo bem que isto sempre foi possível! A grande diferença é que isso agora pode acontecer não em alguns anos, mas em poucos meses, ou semanas.
Da mesma forma, é bastante possível se graduar com excelentes notas e não se obter qualquer sucesso profissional. As coisas estão ilógicas! Este é um mundo no qual tudo é possível, a todo momento, em qualquer lugar.
Quer saber como se preparar pra ele? Continue lendo meus artigos que eu conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário