sábado, 30 de novembro de 2013

Conheça as cidades inteligentes

A instrumentação dos setores, a análise de dados e, principalmente, a adoção de programas inteligentes são a base das cidades do futuro

Thinkstock
Tecnologia como solução para os problemas das grandes cidades
Quando a série “Os Jetsons” estreou na tevê, no início dos anos 60, começamos a acreditar que o século 21 seria dominado pelas máquinas. O tempo passou, o mundo mudou e algumas previsões se concretizaram. Só que, em vez de carros que mais parecem astronaves e robôs executando os afazeres doméstico, a tecnologia é essencial para inovar e resolver os problemas das cidades – das pequenas às metrópoles.
Para entender como isso funciona, basta identificar os pontos mais críticos do lugar onde moramos. Trânsito, energia, distribuição de água, segurança? Para todos eles já existe, pelo menos, uma solução criada com a ajuda de uma ferramenta de TI. Mas as mudanças não podem parar aí. É preciso integrá-las em um sistema mais amplo e que envolve diferentes esferas da administração e os próprios moradores.
Um bom exemplo é a cidade de Chesapeake, no estado na Vírgina, nos Estados Unidos. Antes de implantar o programa Maximo for Utilities (da IBM), a região era conhecida por possuir quilômetros de canais navegáveis, incluindo o Canal Intercostal do Atlântico. No entanto, o que mais chamava a atenção era a incapacidade do governo municipal de gerir essa complexa infraestrutura. A saída foi contar com a ajuda da tecnologia.
Desde que o Maximo for Utilities foi inaugurado, as secretarias passaram a trabalhar juntas. Tudo isso graças a um sistema de comunicação eficiente que detecta os problemas, transmite as informações para todos os órgãos da prefeitura e direciona os dados para os setores responsáveis.
Assim, a cidade tem noção de tudo o que acontece a qualquer hora, qual serviço está sendo realizado e onde. Sejam as obras de recapeamento da avenida mais movimentada ou a falta de energia em uma escola da periferia. Dessa forma, qualquer questão é resolvida antes que se torne mais séria e comprometa o desenvolvimento de toda uma comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário