segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lições para criar uma cultura de inovação

cultura-de-inovacaoReconheça Isso: Inovação requer aprender com o fracasso, buscando ativamente possibilidades em todos os lugares e focando sua energia para produzir resultados.
Há um monte de maus conselhos no mundo dos negócios, e aforismos ainda piores. Um que eu particularmente abomino é “O fracasso não é uma opção”. É claro que, em algumas situações, o fracasso não é realmente uma opção (trazer os astronautas em segurança para casa, por exemplo). Mas em geral, no mundo dos negócios o fracasso não deve ser apenas uma opção, mas incentivado – especialmente em organizações de pesquisa e desenvolvimento.
Por quê? Muito raramente uma inovação qualquer é um sucesso com o primeiro germe de uma ideia. Sem falhas não podemos aprender, avançar e crescer. O produto é chamado de WD-40 e não WD-1 por uma razão. As 39 tentativas anteriores para um bem-sucedido fluido de deslocamento de água falharam, mas cada falha levou a uma nova compreensão e, finalmente, a solução certa surge na 40º iteração.
A recente entrevista do New York Times “Corner Office” com Pedro Baranda, presidente da Otis Elevator Company, evidenciou este ponto para mim. A partir de sua entrevista, eu aprendi três lições para a criação de uma cultura de inovação.

1) Recompense por erros inteligentes

“Você tem que aprender a ser tolerante com o fracasso, porque se você é intolerante com o fracasso, a sua empresa vai recuar e não será inovadora. Você tem que incentivar as pessoas a assumir riscos calculados. Se você punir as pessoas que assumem riscos e não têm sucesso, eles nunca vão correr o risco de novo”.
As pessoas vão seguir o caminho ao longo do qual são reconhecidas e recompensadas. Se você reconhecer as pessoas pelas lições aprendidas com o fracasso, então elas vão estar dispostas a continuar a procurar o sucesso de maneiras novas e inovadoras.

2) Procure por Diversidade

“Reunimos equipes de pessoas de todo o mundo, porque eu acredito que a diversidade é fundamental no processo do pensamento. Eu realmente aprecio a importância da diversidade como um catalisador para a criação e a inovação. Não é algo que importa apenas no desenvolvimento de produtos e tecnologia – Eu acho que isso acontece em muitos outros aspectos da empresa. Mas, para a inovação, é fundamental”.
Se você tem o luxo de trabalhar em uma organização global ou multinacional, o que você está fazendo para tirar ideias de todos os lugares e de todo mundo? Em empresas apenas nacionais, o que você está fazendo para tirar ideias dos colegas? Muitas vezes as ideias mais perspicazes podem vir de alguém fora do âmbito normal, alguém que traz um novo olhar para o desafio.

3) Concentre sua energia de Inovação

“Nós temos um processo mais estruturado, embora algumas pessoas possam pensar que os processos sejam uma espécie de camisa de força para a inovação. Mas no nosso caso eles servem para orientar o processo de pensamento. Nós decidimos onde nos concentrarmos na inovação, e chamamos isso de nossos impulsos de inovação, que são baseados no que estamos ouvindo de clientes, arquitetos, consultores, prestadores de serviços gerais – todos em nossa indústria”.
As ideias criativas recolhidas a partir de várias fontes devem ser focadas, ou elas vão definhar como ideias. Criar um processo para determinar com quais ideias prosseguir é fundamental não apenas para mudar de ideia sobre um produto, mas para promover a cultura desejada de inovação. As pessoas precisam ver o resultado final para acreditar no processo.
Como a sua organização promove uma cultura de inovação?
Autor: Derek Irvine

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