segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Seria o veículo elétrico coisa de outro planeta?

A cada dia que se passa aumenta a frota de veículos automotores, que já ultrapassa um milhão de unidade globalmente. Número suficiente para dar mais de 120 voltar ao redor da terra, se todos os veículos fossem colocados enfileirados.
O pior é que junto com a frota, cresce a poluição do ar, danos provocados pelo gás de efeito estufa, poluição sonora, danos a saúde e degrada a qualidade de vida, especialmente, dos grandes centros urbanos. Naturalmente, o veículo elétrico, se adotado em massa, pode dar significativa contribuição para sanar tais problemas, mas muitos alegam que ele é inútil. Seria mesmo?
Vamos checar alguns exemplos que provam o contrário. Lançado em 07 de Julho 2003 pela agência do Governo dos Estados Unidos da América, National Aeronautics and Space Administration – NASA, o veículo elétrico Opportunity, desceu em 25 de Janeiro de 2004em solo marciano.
Deste que lá chegou, ele trabalha duro diariamente para realizar as pesquisas para as quais fora programado. Movimentou-se em terreno irregular e precisou de muito esforço para vencer os obstáculos. Ainda assim, após nove anos de funcionamento, a bateria continua alimentando normalmente o veiculo.
De acordo com a NASA, via Space.com, o Opportunity percorreu entre 2004 e 2013, mais de 40 quilômetros, examinando a superfície do planeta e transmitindo dados de volta para seus controladores da NASA. Um desempenho notável, não é mesmo?
Além disso, acaba de fazer um ano que a NASA pousou um outro veículo em Marte: o jipe-robô Curiosity. A expectativa é que ele continue suas pesquisas por cerca de uma década. Já imaginou se as baterias dos carros elétricos atuais tivessem o mesmo desempenho na terra?
O Opportunity utiliza painéis solares para coletar a luz solar através da atmosfera rarefeita de Marte, e as baterias armazenam energia para as ocasiões em que o sol não brilhar. Já o Curiosity vai um passo além, é equipado com geradores de plutônio que têm capacidade de fornecer calor e eletricidade por pelo menos 14 anos.
Mas, não foram apenas esses dois veículos que trabalharam em outros planetas. A rigor tivemos dez veículos elétricos em missões espaciais (ver imagem ao lado). Entre eles destaca-se, além dos dois acima citados, outros três modelos do Lunar Rover das missões Apollo 15, 16 e 17.
Agora eu pergunto, por que será que a NASA não enviou para Marte veículos movidos a combustível fóssil? Se enviasse, teriam funcionado a contento e estariam trabalhando até hoje? Será que os veículos elétricos são eficientes apenas em outros planetas?
Logo, antes de dizer que os VEs são inviáveis, deveríamos entender melhor o que os tornam ineficientes na terra e tão superiores na Lua e em Marte.
Pense nisso e ótima semana.

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