quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pare de dizer a sua equipe o que fazer

Você sabe que é mais fácil e mais rápido apenas dizer a seus funcionários o que fazer ao invés de ter uma longa conversa ou “treiná-los”. Quando você precisar de alguma coisa feita, você lhes diz o que você precisa, e eles estão lá, fazendo exatamente o que você quer, do jeito que você deseja que seja feito. Rápido e simples!
No entanto, você se sente frustrado. Cada vez que um novo projeto vem ou algo novo precisa ser feito, lá estão eles, chamando, enviando e-mail, batendo à sua porta para receberem as direções.
Você recentemente ganhou esta agradável promoção, um “executivo sênior” no comando de uma organização grande e complexa. Você ainda está no começo, no entanto, espera-se que você crie uma visão e uma estratégia. No entanto, você ainda está trabalhando com as táticas. Você não consegue elevar os seus pensamentos fora dos detalhes do trabalho do dia a dia para ver o panorama geral.
Você pode falhar se você não resolver isso e começar a pensar de maneira mais ampla.
Há algumas razões muito boas porque você precisa sair das minúcias do trabalho diário.

Vai te libertar

Você vai liberar o seu tempo e espaço em sua mente, você vai realmente ser capaz de pensar, e não apenas reagir. Todas essas interrupções e as discussões sobre detalhes treinaram seu cérebro a ficar amarrado do trabalho diário (a propósito, o cérebro é particularmente bem adaptado a continuar a fazer as coisas da maneira como ele sempre fez antes, já que  isso conserva a energia da mente para outras coisas). Quando você parar de se preocupar com tantos detalhes, seu cérebro poderá preencher o vazio com uma grande visão para a sua organização.

Vai libertá-los

Você provavelmente chegou a pensar que aqueles que se reportam a você são: ineptos, incapazes, pouco inteligentes, ou absolutamente estúpidos. Você deveria demitir o grupo todo. Bem, você provavelmente está errado. Se você pudesse mudar o seu pensamento um pouco, você poderia descobrir que eles são seres humanos completamente capazes, inteligentes e competentes, que sabem o que precisa ser feito. Você de alguma forma conseguiu convencê-los de que você é o único que tem todo o conhecimento necessário para que terminem o seu trabalho. Usando uma maneira diferente de se comunicar, você vai ajudá-los a pensar por si mesmos. Eles vão aprender, se tornarão criativos e deixarão de ser dependentes de você. Eles vão ser livres.
Portanto, torne-se um guia. Pense em você mesmo dessa forma quando eles aparecem para obter respostas. Pergunte a eles o que eles acham que precisam fazer e como eles vão fazer isso. Ouça o que eles têm a dizer. Abandone a sua necessidade de ter as coisas feitas da sua maneira. Incentive-os, agradeça-lhes, para que eles saibam o quanto você conta com eles para fazer o trabalho direito (mas do jeito deles, não do seu).
Você ficará surpreso com o quão inteligentes e capazes eles são.
Autora: Mary Jo Asmus

Nenhum comentário:

Postar um comentário