terça-feira, 17 de março de 2020

Coronavírus: dúvidas sobre ações adotadas nas Etecs e Fatecs

Publicado em https://www.cps.sp.gov.br/coronavirus-duvidas-mais-comuns-sobre-aulas-nas-etecs-e-fatecs/

16 de março de 2020

Compartilhe!

Durante o período de suspensão gradual, de 16 a 20 de março, não será computada a falta do aluno l Foto: Reprodução
Durante o período de suspensão gradual, de 16 a 20 de março, não será computada a falta do aluno l Foto: Reprodução
Confira abaixo respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o funcionamento das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais administradas pelo Centro Paula Souza (CPS):
Quais medidas emergenciais foram tomadas para prevenir o contágio do Covid-19 no âmbito nas unidades administradas pelo CPS?
Medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19 foram adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo e publicadas no decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020, no Diário Oficial do Estado. Considerando a existência de pandemia do novo coronavírus e as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, as aulas estão sendo suspensas gradativamente nas escolas da rede da Secretaria da Educação e do Centro Paula Souza, no período de 16 a 20 de março de 2020. As aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado nas Fatecs desde segunda-feira (16) e nas Etecs, a partir de quarta-feira (18).
Em que se baseia a suspensão das aulas nas escolas do CPS?
A decisão de suspender as aulas baseia-se na necessidade de evitar aglomerações e reduzir o volume do transporte público para prevenir a disseminação do novo coronavírus e, assim, evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde.
Haverá expediente nas escolas de 16 a 20 de março?Sim. Entre segunda-feira (16) e sexta-feira (20), as escolas continuam funcionando, com a presença de diretores, professores e funcionários, mas as aulas estão suspensas a partir de quarta-feira (18).
As faltas serão abonadas?
Os alunos de Etecs que faltarem nos dias 16 e 17 de março não terão suas faltas computadas no cálculo de frequência.
Por que a suspensão é gradual?
A suspensão é gradual para que as famílias possam se organizar até a suspensão total das aulas, por tempo indeterminado. A Secretaria de Estado da Saúde alerta para que os estudantes não sejam deixados com pessoas idosas.
Por que não é indicado deixar os jovens sob cuidados de pessoas idosas?
A Secretaria de Estado da Saúde orienta a não deixar crianças e jovens sob os cuidados de pessoas com mais de 60 anos, pois estes constituem grupo de risco em caso de contágio com o coronavírus.
As aulas serão suspensas por tempo indeterminado?Sim. As atividades nas escolas estarão totalmente suspensas até que ocorra uma nova determinação, sempre baseada em orientações da Secretaria de Estado da Saúde.
Os estudantes ficarão sem nenhuma atividade enquanto as aulas estiverem suspensas?O CPS estuda um plano de ação que contemple atividades pedagógicas a distância e outras ações em ambiente virtual.
Como fico informado sobre as atividades das Etecs e Fatecs?
A comunicação será feita, prioritariamente, pelos sistemas Siga e NSA. Informações oficiais também são veiculadas pelo site cps.sp.gov.br e redes sociais da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário