quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Como desenvolver as habilidades requisitadas pelo mercado em 2020?

Estar preparado para o mercado de trabalho é uma tarefa que deve ser colocada como prioridade para quem quer impulsionar sua carreira

Você já deve ter ouvido falar em Indústria 4.0? E você sabia que esse termo se refere a uma possível quarta Revolução Industrial? Se a sua resposta é não para as duas perguntas, é melhor você se preparar, pois sua carreira pode estar em risco. Termo cunhado pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, a Indústria 4.0 é uma realidade e trouxe com ela uma nova relação entre tecnologia e mercado de trabalho. E não pense que essa mudança se reflete somente com quem trabalha na área industrial. Todos somos afetados pela nova tendência.
Mas, na prática, o que a sua carreira tem a ver com isso? A automatização de processos é uma grande realidade, e muitas profissões correm o risco de ser extinguidas em breve, como é o caso de operadores de máquinas, por exemplo. Mas outras profissões tradicionais também estão em risco. O site “will robots take my job”, por exemplo, mostra, em porcentagens a probabilidade de uma profissão ser substituída por robôs nos próximos 20 anos, e os resultados podem ser assustadores. “O profissional do futuro deve estar preparado para sobreviver a essas mudanças. Hoje não podemos mais pensar em um alguém que só se especializa tecnicamente, uma vez que a inovação pode substituir de maneira muito mais otimizada habilidades técnicas. Para sobreviver a esse cenário será preciso desenvolver outras habilidades como inteligência emocional, criatividade, negociação, comunicação e outras habilidades decisivas para se manter no mercado de maneira diferenciada e segura”, afirma Hendel Favarin, um dos fundadores da escola Conquer, que é especialista em treinamentos nesta área.

Habilidades do futuro

Em frente a toda essa inovação e às tendências de mercado os especialistas da Conquer legeream quais são as habilidades para entender melhor quais são essas habilidades e de que maneira colocá-las em prática já em 2020. Confira:

1. Trabalhar as soft skills

Já é realidade. Habilidades como ser adaptável às mudanças, desenvolver a inteligência emocional, a empatia e, sobretudo, saber trabalhar em equipe é primordial neste mercado exponencial. Por isso, constantemente investir em cursos, leituras e práticas que levem ao desenvolvimento dessas habilidades é um bom caminho.

2. Descobrir suas habilidades empreendedoras

Nem todo mundo que tem uma boa habilidade empreendedora tem que ser empreendedor. Para além de abrir um negócio, desenvolver o espírito empreendedor é despertar a curiosidade, a iniciativa, a criatividade e a inovação, e, mais importante, fazer acontecer. Hoje as corporações, que também estão se adaptando às mudanças, querem um colaborador que tenha iniciativa, que saiba despertar na empresa o melhor dela, oferecendo espaço e autonomia para esse tipo de profissional. Assim, propor soluções diferenciadas, trazer inovação para dentro da empresa é essencial para a jornada profissional.

3. Melhorar pontos-chaves: produtividade, segurança e inovação

Mas, como assim? Isso mesmo. Não basta saber muito bem executar tecnicamente suas tarefas. Para se preparar para o mercado, é preciso uma série de fatores que vão fazer com que você se diferencie. A gestão do tempo é um desses fatores e que pode ser decisivo no cumprimento de metas e tarefas. Organize seu dia, utilize ferramentas como lembretes, assistente de voz, planners e o que mais for necessário para que você tenha controle do seu tempo. “Outros dois fatores fundamentais são as habilidades de oratória e de negociação. Por mais que pareça simples, saber se comunicar de forma assertiva e estar preparado para negociar ideias, prazos, demonstra profissionalismo e pode ser a chave para ter sucesso nas proposições de ações positivas na carreira”, garante Favarin. Além disso, a inovação é um requisito quase básico para a Indústria 4.0. Mas é importante lembrar que a inovação não está somente ligada à tecnologia, aplicativos e softwares, mas também a processos, produtos e ideias que façam com que o negócio se diferencie e se torne ainda mais competitivo. Com esses pontos desenvolvidos, a chance da sua carreira se destacar torna-se cada vez maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário