domingo, 27 de outubro de 2019

USP, Unicamp e UFRJ estão entre as 10 melhores da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) foi eleita a terceira melhor da América Latina no levantamento anual QS Top Universities. No topo do ranking aparecem também a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 5º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 9º.
No quadro global, liderado pelo prestigiado Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), a USP aparece na posição 116. De acordo com o levantamento, a instituição tem um alto nível de pesquisa, com base no volume de artigos publicados por seus alunos e pesquisadores.
"A USP chegou rapidamente a um papel de liderança em vários campos diferentes como um centro de pesquisa e é responsável por cerca de 20% de todas as publicações acadêmicas brasileiras", atesta o estudo. A instituição tem 66,2 mil estudantes e 5,1 mil professores.
A Unicamp, por sua vez, teve o segundo ano de queda consecutiva no ranking. Após o pico em 2018, quando chegou à posição 182 em nível global, a universidade caiu para a posição 214 no último levantamento. No ranking regional, a instituição retrocedeu três posições em relação ao ranking anterior e quatro na comparação ao melhor resultado, em 2018.
Apesar disso, o centro público de ensino é referência e tem alto volume de artigos científicos publicados. No total, abriga 27,8 mil estudantes e conta com 2 mil professores.







Já a UFRJ obteve uma ligeira melhora em relação ao ranking do ano anterior, porém se mantém distante do resultado mais positivo no ranking QS, em 2015, quando chegou à posição 271 no quadro global. O posto mais recente foi o 358, mantendo-se entre as 10 melhores da América Latina.
A universidade carioca tem 66 mil estudantes e 5,1 mil professores, além de ter um alto nível de publicação em periódicos acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário