sexta-feira, 14 de junho de 2019

Como os meus cupcakes me levaram à Europa


Acabei de voltar de um mochilão de 10 dias por Espanha e Portugal! Ainda estou nas nuvens porque foi a minha primeira viagem para fora do Brasil. Perceberam o nível do meu deslumbre?!
Vamos começar do começo: eu já estava há dois anos sem tirar férias e gostaria de fazer uma viagem bacana no meu próximo período de descanso. Uma coisa já estava decidida: o destino não seria Joinville, minha terra natal.
Encasquetei que iria para a Europa. Mas e a grana? Sabemos que viajar em euro é bem caro e eu não tinha uma reserva para isso. Sendo bem honesta, eu estava zerada mesmo! Foi aí que comecei a usar as minhas técnicas de gestora financeira para bancar o meu sonho. Técnicas essas que eu nunca havia utilizado comigo porque como diz o ditado: “casa de ferreiro espeto de pau”.
Bom, a vontade eu já tinha, o destino também já estava traçado na minha cabeça e, diante dessas informações, eu já sabia mais ou menos quanto de dinheiro precisaria juntar para passar dez dias tranquila. Mas faltava ter o dinheiro em espécie porque até então só tinha o sonho.
Foi aí que a minha cabeça começou a ferver de ideias para juntar essa grana rápido e cheguei à conclusão de que fazer cupcakes para vender poderia ser uma boa chance de ter renda extra. Mesmo sem saber cozinhar o trivial direito, me arrisquei nos bolinhos, afinal, “quem não arrisca, não petisca”. Fui até numa loja, comprei as formas, os ingredientes e fui para casa. Chegando lá comecei a pesquisar receitas e preparei o primeiro cupcake. De cara ficou bem esquisito, porém muito saboroso. Fiz 12 unidades, confeitei e embalei.
No dia seguinte levei para a VOCALI, agência em que trabalho, vendi para os meus colegas e bati de porta em porta nas empresas vizinhas. Deixei bolinhos para todos provarem sem cobrar nada pois precisava saber se a gororoba agradaria (rs). No dia seguinte montei uma planilha com metas diárias de vendas. Pelos meus cálculos, precisava vender no mínimo 12 cupcakes por dia para atingir meu objetivo. Não é fácil não! Mas em alguns dias vendi até 36!
Criei, então, uma marca para a minha pequena empresa de doces. E nasceu a Bolinhos da Pri. Fiz página no Instagram, coloquei a mão na massa (literalmente) e comecei a divulgar nas redes sociais. Me vesti de coragem para sair e vender, habilidade que tive que desenvolver também. É chato receber alguns nãos, mas a maioria das pessoas provou e aprovou!
Daí em diante passei a cumprir a minha planilha rigorosamente. Mesmo podre de cansada, ia para a cozinha fazer os Bolinhos da Pri. Saía cada vez mais cedo de casa para vender e tracei algumas estratégias com as minhas colegas de trabalho. Uma delas era chegar mais cedo e preparar um café. Quando elas chegavam, o cheirinho dos bolinhos e do café eram irresistíveis. Elas foram minhas clientes fieis ao longo desses dois meses.
Também comecei a vender dentro do meu condomínio, que tem 12 blocos e mais de 200 moradores. Pensei: “Se cada um comprar pelo menos um bolinho minha meta será batida!”
Comecei a participar da feirinha que acontece no condomínio, montava a minha banquinha e vendia para meus vizinhos, que  passaram a comprar pelo whatsapp e eu entregava. Comecei a fazer a economia do Coqueirão (como só os íntimos chamam meu condomínio) girar!
Bom, além de tudo isso também fazia parte do meu planejamento cortar custos até o dia da viagem. Shopping, cinema, restaurante, uber… Tudo foi sendo deixado para depois. Até a bike virou meio de locomoção para o trabalho e outros compromissos. Também comecei a fazer mais trabalhos extras além da venda dos cupcakes. Organizava os armários das minhas amigas, fiz alguns eventos… Tudo foi dando mais sustância ao meu porquinho.
Na semana que antecedia a minha viagem tomei coragem e abri meu cofre. Convertendo, tinha pouco mais de 610 euros, um pouco além do planejado até. No dia 19 de abril coração batia forte quando estava prestes a embarcar e ver meu sonho ganhando forma! Europa, aí vou eu!!
Cada sacrifício valeu a pena e eu faria tudo novamente. Inclusive já tracei um novo plano para a minha pequena empresa de doces: ano que vem vamos juntas para a Itália!!
Espero que meu texto tenha te ajudado a refletir um pouco sobre determinação e foco. Se você tem um sonho, sempre dá tempo de realizar. No meu caso eu abri mão de algumas horas de lazer e coloquei o meu conhecimento em prática aplicando estratégias simples de Gestão Financeira, concentrei a minha energia no meu sonho. E a parte mais legal desse processo é que você se sente meio heroína, me senti super dona de mim e percebi que apenas com disciplina e determinação você pode conquistar o que você quiser. E na verdade eu apenas fiz o exercício de economizar, que basicamente é transferir prazeres do presente para prazeres no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário