segunda-feira, 25 de junho de 2018

“Recursos Humanos é tocar na vida das pessoas com responsabilidade”, afirma gestora de RH

Após cursar Gestão de Recursos Humanos, Williani Carvalho implantou no trabalho a cultura de cuidar do maior recurso de uma empresa: as pessoas


Mudar a cultura estabelecida há mais de 60 anos em uma empresa é um grande desafio. Exige conhecimento técnico e ousadia. Com a combinação de ambos, Williani Carvalho, 40 anos, implantou o departamento de Recursos Humanos na Sustentare Saneamento, empresa concessionária da limpeza urbana do Distrito Federal e outras 6 cidades no Brasil, após cursar Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário IESB.

Williani Carvalho implantou o departamento de Recursos Humanos na Sustentare Saneamento, após cursar Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário IESB. (Foto: Divulgação)Williani Carvalho implantou o departamento de Recursos Humanos na Sustentare Saneamento, após cursar Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário IESB. (Foto: Divulgação)
Williani Carvalho implantou o departamento de Recursos Humanos na Sustentare Saneamento, após cursar Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário IESB. (Foto: Divulgação)

“O EAD me fez apaixonar pelo estudo e entender que o aprendizado só depende de você, onde você quer chegar só depende de você. Hoje eu sou uma gestora de recursos humanos com muito orgulho”, afirma.
Williani começou a trabalhar há 10 anos na empresa como recepcionista e telefonista, encontrou oportunidades, passou pelo departamento pessoal e jurídico, até ser a única mulher a assumir a supervisão de operações no DF, coordenando o trabalho de 90 garis. “Ali eu percebi a necessidade deles de serem ouvidos”, explica.
O contato com vários departamentos da empresa deu à Williani uma visão global das necessidades e desafios da Sustentare. Foi promovida à Coordenação de Projetos e começou a desenvolver ações sociais dentro da corporação. “Eu percebi que os setores da empresa não se comunicavam e que era impossível que acontecesse numa empresa desse porte. Buscando uma solução, eu descobri o que era o RH: tocar na vida das pessoas com responsabilidade”, destaca.
Escolheu o IESB por causa da nota máxima na avaliação do MEC, onde iniciou dois cursos: psicologia, presencialmente, e Gestão de Recursos Humanos via Educação a Distância (EAD). O sonho de Williani era entregar o diploma para os pais. “Como meu pai já está com 78 anos, queria fazer um curso de curta duração para ele ver a colação de grau. Eu tinha o foco de pegar o diploma, mas foi a surpresa mais agradável da minha vida. Eu me encontrei”, diz.
Encantada com as descobertas e estimulada por colegas, foi à sede da companhia em São Paulo para apresentar para o presidente um projeto de implantação do departamento de Recursos Humanos enquanto ainda cursava a faculdade.
“A visão era que aquilo era custo e eu recebi um não. Voltei para casa chorando, mas não desisti. Comecei a aplicar o conhecimento em Brasília, documentei tudo e enviei os resultados. Eles me chamaram para conversar com a certeza que o RH era necessário”, conta.
Com as evidências do sucesso em Brasília, o projeto foi aceito, o departamento criado oficialmente e Williani foi convidada a implantá-lo em todas as unidades da empresa. O impacto da ideia dela já atinge os três mil funcionários do Distrito Federal e, em breve, alcançará cerca de 17 mil funcionários da Sustentare.
“A educação me mudou completamente, ela fez com que eu me reconhecesse de verdade e me fez chegar onde eu precisava. Através da educação eu tenho conseguido trazer mudança no meu ambiente de trabalho e familiar”, afirma.

Fonte https://g1.globo.com/df/distrito-federal/especial-publicitario/educacao-transformadora/noticia/recursos-humanos-e-tocar-na-vida-das-pessoas-com-responsabilidade-afirma-gestora-de-rh.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário