terça-feira, 19 de setembro de 2017

Tecnologia ajuda empresas a reduzir gastos com combustíveis

Solução logística lançada pela HBSIS em agosto contribui para a otimização das rotas e promove economia de até 6%

O governo federal publicou recentemente um decreto que elevou as alíquotas de PIS/Cofins que incidem sobre gasolina, diesel e etanol. A medida, uma tentativa para alcançar a meta fiscal, atinge principalmente as empresas de logística. A tributação sobre o diesel, por exemplo, subiu em R$ 0,21 e ficou em R$ 0,46 por litro do combustível.
Repassar o valor inteiramente no frete pode comprometer as vendas, portanto as empresas estão em busca de alternativas para economizar e equilibrar as contas do mês. A tecnologia pode ser uma importante aliada para garantir eficiência no processo de entrega de mercadorias.
Desenvolvidas com o objetivo de facilitar os processos e deixar o cliente final satisfeito, tecnologias como o roteirizador permitem aprimorar percursos, economizar combustível e reduzir tempo de entregas. Uma solução especializada em roteirização compõe a plataforma de soluções logísticas desenvolvida pela HBSIS, empresa catarinense que foi apresentada no Agenda Confenar 2017.
A ferramenta utiliza um algoritmo especializado para criar rotas mais inteligentes e reduzir o tempo de percurso, evitando atrasos e potencializando o recurso das distribuidoras. Junto a outras seis soluções integradas, ela contribui para o aprimoramento da gestão dos processos, que vão do armazém até a entrega final dos produtos.
A atuação do roteirizador vai bem além de um simples GPS. Ele programa todos os percursos necessários de forma a otimizar o trajeto, considerando as especificidades de cada mercadoria, as janelas de entrega, os horários de atendimento e o volume de trânsito dos percursos previstos.
Gestão de rotas e redução de custos
Lançado em 2017, o roteirizador HBSIS foi testado pela empresa LF Oliveira com resultados positivos nos processos diários. O volume das operações na revenda aumentou, enquanto o gasto de combustível (em litros) foi reduzido em 6% em maio, na comparação com o mesmo período de 2016.
Segundo Fabiana Reinert, gerente comercial da HBSIS, a solução contribui diretamente para uma gestão mais eficiente e gera resultados relevantes para toda a equipe. “O software consegue traçar rotas mais curtas, considerando o tipo de veículo, restrições de acesso e peso do caminhão, além de permitir o controle detalhado da jornada dos trabalhadores, evitando desvios trabalhistas e sobrecarga nas atividades diárias.” Reinert diz que, a partir de integrações com outras ferramentas, a solução colabora para resultados gerais no processo logístico, dando subsídios para análises mais efetivas.
Benefícios comprovados
“O roteirizador HBSIS permite uma visão detalhada e dinâmica da quantidade de repasses de cada caminhão, da dispersão de quilometragem e das especificidades de cada entrega. Com esse acompanhamento, os clientes ficam mais satisfeitos, as operações de entrega são otimizadas e a revenda ganha em produtividade e economia”, detalha Joecil Camargo, Coordenador de Distribuição da Imaruí Litoral.
A revenda, que atua no leste do estado de São Paulo, utiliza a tecnologia há aproximadamente dois meses e já registrou uma diminuição de 10% na dispersão de quilometragem. O indicador mostra a diferença entre o cálculo de rota previsto e o realizado.
Fonte http://www.revistamundologistica.com.br/noticias/tecnologia-ajuda-empresas-a-reduzir-gastos-com-combustiveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário