segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Gestão de transporte: 5 maneiras para otimizar


gestão de logística e transporte tornou-se uma competência de grande importância para as empresas, devido ao aumento da concorrência e das exigências dos clientes.
A cada dia as empresas precisam ser mais flexíveis, pois surgem novas tendências na área de logística e, desse modo, precisam rapidamente se adaptar ao novo cenário.
Quer saber como você pode otimizar a logística do seu negócio? Acompanhe o texto abaixo e confira 5 maneiras de fazer isso.

1. Conheça como funciona a sua operação

Primeiramente, é importante conhecer cada etapa do processo que envolve a logística do seu negócio.
Conheça e mapeie todo o processo desde o início: do abastecimento de seus fornecedores até a entrega final para seus clientes. Com isso, você descobrirá os gargalos da operação e poderá buscar alternativas de otimizações, redução de custos e melhoria nos processos.
Cada atividade deverá ter um prazo de execução, que necessita ser monitorado para que o resultado final não seja impactado.

2. Otimize o seu processo de entrega

É necessário analisar como serão realizadas as entregas para seus clientes. Escolha um modal de transporte mais adequado para o perfil da carga que será enviada, se informe sobre o local e a infraestrutura de recebimento do seu cliente e verifique também o prazo de entrega ao cliente.
Analisando as suas entregas por regiões, você poderá concentrar os envios em alguns dias da semana para a região que você tenha maior demanda. Com isso, você conseguirá consolidar as cargas e ainda reduzir o seu custo com transporte.
Para planejar a entrega em grandes cidades, é importante conhecer as restrições e horário de fluxo de alguns tipos de veículos, e, dependendo da situação, você terá que optar por veículos menores.

3. Faça parcerias com seus fornecedores

Ter uma relação de confiança e transparência com seus fornecedores é fundamental para ter sucesso na gestão de logística.
É importante definir SLA’s — “Acordo de Nível de Serviço” (do inglês Service Level Agreement) — com fornecedores para formalizar os serviços que serão prestados, prazos de cumprimento e qualidade.

4. Controle seus custos

A maioria das empresas, quando iniciam a otimização de seus processos, consequentemente acabam reduzindo seus custos, pois avaliam que alguns processos podem ser realizados de uma maneira diferente.
Monitore seus custos por meio de indicadores de desempenho e crie metas para serem alcançadas. Faça um painel de gestão que fique à vista, para que os resultados sejam mencionados e monitorados por todos da equipe.
Engaje toda a equipe de trabalho nos objetivos traçados, mostrando a todos a importância de cada etapa do processo e os impactos financeiros dos erros na operação.

5. Use a tecnologia a seu favor

Invista em um sistema que realize toda a gestão do processo logístico, desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente. Isso auxiliará na organização dos processos, planejamento, acompanhamento e controle das despesas.
Os sistemas disponíveis no mercado possuem também troca eletrônica de dados — isso facilitará a troca de informações com fornecedores e clientes, garantindo uma operação mais sincronizada na cadeia logística.
Fonte http://www.tecnovia.com.br/2017/08/16/gestao-de-transporte-5-maneiras-para-otimizar/?utm_campaign=divulgacao_gestao_de_transporte_5_maneiras_para_otimizar&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário