terça-feira, 18 de abril de 2017

Aprenda a reduzir custo de frete de sua empresa

O custo de frete é um dos maiores que a empresa absorve na execução de suas atividades. Isso se deve, em grande parte, ao alto preço (e suas variações) do combustível. Por ser uma variável importante e que não oferece alternativas, a redução deve ser encontrada por meio de outros pontos.
Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a alcançar esse objetivo!

Analise e planeje os custos com frete

O planejamento é o primeiro e mais importante passo para encontrar soluções que ajudem a reduzir o custo de frete. É por meio dele que se identificam os pontos que precisam de melhorias, quais rotinas precisam ser alteradas e quais etapas são desnecessárias (e podem ser eliminadas, por exemplo).
Além disso, cada mudança deve ser cuidadosamente avaliada, levantando seus impactos e de que forma eles podem afetar a qualidade do serviço de transporte. Dessa forma, é possível se prevenir de problemas futuros que afetarão a satisfação dos clientes.

Priorize transportes com preço acessível

Se sua empresa trabalha com transporte terceirizado, é fundamental planejar a modalidade de transporte que será utilizada para as entregas. O ideal é que o transporte aéreo seja utilizado apenas em casos de urgências na entrega (que podem ocorrer em decorrência de fatores internos ou externos), por exemplo.
Existem operadores logísticos com diversos clientes e operações muito bem estruturadas, que têm um volume de carga alto e conseguem entregar até mesmo em áreas mais afastadas, com um prazo razoável e um preço muito mais acessível do que o transporte aéreo.

Contrate parceiros de confiança

Ainda sobre a terceirização do serviço de transporte, é de extrema importância contratar parceiros que sejam confiáveis, além de oferecer condições de pagamentos competitivas para distribuir suas cargas. Além de buscar prazos satisfatórios, é essencial controlar o nível de serviço, avaliando se a maioria das cargas são entregues dentro do prazo e sem reclamações (de avarias e extravios, por exemplo) por parte dos clientes.
Vale estabelecer cláusulas que penalizem a transportadora caso as condições do contrato não sejam cumpridas.

Procure agendar as entregas com os clientes

O agendamento de entregas é uma medida muito eficaz na redução do custo de frete. Por meio dessa medida, pode-se aproveitar um tempo maior para consolidar cargas para as regiões, otimizando o serviço de roteirização — que, por sua vez, ajuda a reduzir os custos com combustível e pneus.
Essa solução é especialmente importante para os casos de entregas muito pulverizadas, para clientes que compram poucos volumes por vez.

Utilize um software de gestão que ajude a controlar o custo de frete

Um sistema de gestão, por si, ajuda na redução de custos por meio do aumento da agilidade dos processos, da produtividade, da redução do índice de erros, necessidade de retrabalhos, entre outros aspectos.
Falando de gestão de transporte, especificamente, o maior controle sobre as operações permite que todos os custos de frete sejam conhecidos, permitindo que o gestor identifique as oportunidades de redução de forma mais clara.
Reduzir os custos de frete de uma empresa é essencial para garantir sua competitividade no mercado, além de alcançar uma margem de lucro ainda mais satisfatória. Além disso, por meio dessa ação, é possível aprimorar processos e torná-los mais confiáveis e com maior qualidade.
O que achou desse artigo? Quer contribuir com mais alguma dica que não foi citada no post? Aproveite os comentários e compartilhe suas opiniões e experiências conosco!
Fonte http://www.tecnovia.com.br/2016/08/15/aprenda-a-reduzir-custo-de-frete-de-sua-empresa/?utm_campaign=guia_frete_2&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário