15 dicas para você se adaptar à uma equipe já formada
- Faça o dever de casa antes
Somente durante a função de líder que você vai poder conhecer a equipe, entender a cultura, a rotina e como as coisas funcionam. Mesmo assim, antes do primeiro dia, tente colher o máximo de informação possível. Qual o tamanho do seu time, quem são as pessoas etc.
Mesmo que separadamente, é importante se apresentar rapidamente para todos da equipe nos primeiros dias, até para os que não irão responder diretamente a você. Apesar de levar um tempo para se criar alguma afinidade, uma boa impressão pode ajudar nos mapeamentos iniciais.
Se a empresa não possuir um plano de integração formal, peça para passar por todas as áreas antes de assumir as atividades para as quais foi contratado. Isso lhe ajudará a se ambientar e a entender os processos.
Ao longo dos primeiros dias, tente entender a dinâmica da equipe: reveze almoços, reuniões e cafés pelo menos com os que respondem direto a você. Tente identificar também possíveis descontentes ou frustrados com a sua chegada, por uma não promoção. Seja um bom ouvinte e observador.
Alinhe com seu gestor ou sócio qual expectativa de primeiras entregas de resultados e prazos, e veja se o seu time tem o mesmo direcionamento. Assim, pode reforçá-lo ou alinhar todos na mesma direção.
- Identifique gargalos ou incêndios
Sem perder o foco das primeiras entregas alinhadas, identifique possíveis processos que estão com sérios problemas e são essenciais no dia a dia. Isso com certeza lhe ajudará a manter o time mais focado em coisas importantes no curto prazo, e trará a equipe para o seu lado mais rapidamente.
Sempre que possível, coloque a mão na massa para ajudar o seu time, vá além das suas atribuições. Mostre, na prática, que você veio para somar e que todos podem contar com você, evitando os tradicionais discursos.
- Seja transparente e sincero
Dentro dos assuntos não confidenciais, seja transparente e sincero com a equipe. Alguns podem aproveitar a recente chegada do novo gestor para reivindicar promoções e afins. Assim, explique também o porquê de algumas decisões difíceis que precisou tomar, caso isso esse tipo de situação ocorra.
Mesmo que se depare com problemas conhecidos e/ou vivenciados e já saiba o caminho ou uma parte da solução, ouça as pessoas envolvidas e as deixe opinar. No entanto, não deixe que esse processo se torne improdutivo. Compartilhe algumas decisões.
Trate todos como iguais, tanto na relação profissional como na postura pessoal. Ou seja, use os mesmos critérios para: cumprimentar, elogiar, chamar atenção, promover, desligar e realizar eventos fora da empresa. Mostre que não tem preferidos e nem as chamadas “panelas”.
Aproveite o máximo de cada pessoa. Ser justo com todos não significa usar o mesmo estímulo de desafios com todos. Aumente as dosagens conforme as respostas que receber, sem perder o suporte.
Feedback é sempre uma boa ferramenta de alinhamento de expectativas e aperfeiçoamento profissional, e deve ser levado muito a sério. Assim que possível, aplique à equipe.
- Valorize o reconhecimento
Se existir espaço, esse reconhecimento é importante, mas alinhado com o candidato certo. Dê preferência em promover as pessoas internamente. Além de motivá-las, você mostrará a todos que existe um caminho para crescer.
- Trabalhe no desenvolvimento de pessoas
Não caia na armadilha de ocupar sua agenda 100% com tarefas, reuniões e lista de coisas a serem feitas. Cuide da gestão de pessoas, identifique talentos dentro e fora da empresa, e tenha certeza que estão se desenvolvendo (pelo menos alguns).
Seja sempre você mesmo. Essas dicas e qualquer outra cartilha precisam vir de você ou serem desenvolvidas/lapidadas, mas nunca forçadas.
Michel Gardim é Gerente de Operações da Petlove.
Fonte http://www.mundorh.com.br/fui-contratado-para-liderar-e-agora/
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