quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Grandes empresas reúnem-se em São Paulo para discutir ações de sustentabilidade na cadeia de suprimentos

O Grupo Panalpina promove anualmente a Semana de Sustentabilidade, iniciativa global que ocorre simultaneamente em todos os países em que atua. Este ano o destaque no Brasil foi o evento Práticas Sustentáveis, realizado no dia 27/09, que reuniu clientes e fornecedores da Panalpina para discutir como a cadeia de fornecimento pode contribuir integralmente para diminuir o impacto negativo da operação logística no meio ambiente.
“O intuito dessa ação foi reunir colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros da Panalpina para juntos pensarmos o quanto é importante aderir a práticas mais sustentáveis econômica, social e ambientalmente”, afirmou o diretor de qualidade da Panalpina Brasil, Adriano Bronzatto, que palestrou sobre “A Pegada Sustentável”.
Entre as várias iniciativas em prática na Panalpina, Bronzatto destacou os bons resultados de algumas ações implementadas. “Utilizamos ferramentas de monitoramento como a Eco Business, que realiza a gestão de indicadores e a análise de informações de consumo, desgaste e resíduos produzidos dentro de cada filial da companhia. Com pequenas intervenções foi possível reduzir o consumo de papel em 23,1%, assim como diminuir o consumo de água e energia em 10,3%. Além disso, monitoramos também os impactos causados por fornecedores e clientes, através da ferramenta Eco Transit”.
Ações como essas permitiram que a Panalpina Brasil se tornasse a primeira empresa de agenciamento de carga internacional a conquistar a certificação ISO 14.001 no mercado brasileiro. “Fomos contemplados com essa certificação em 2011, para todas as operações da empresa, e até hoje somos os únicos certificados nas três vertentes da sustentabilidade: Qualidade, Saúde e Segurança e Ambiental”, ressaltou. “Agora, nosso maior objetivo é alcançar a eficiência energética”, completou.
Parceiros – Mais de 50 parceiros da operadora logística participaram do encontro, o que mostra que o tema está no radar de todos. Empresas como Embraer, Natura, EcoPorto e West Cargo revelaram como vêm lidando com o assunto.
A EcoPorto Santos salientou suas ações preventivas de medição do índice de contaminação da água do mar, além de estudar a biodiversidade presente e monitorar as espécies recifais. O grupo, inclusive, integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), voltado para as empresas listadas na Bovespa.
A Embraer, por sua vez, pontuou a adoção do Projeto MME (Manuseio, Movimentação e Embalagens), que tem o objetivo de privilegiar o uso de embalagens padronizadas e retornáveis, tanto em suas operações nacionais quanto nas internacionais. Um exemplo foi a troca de materiais de papelão por embalagens plásticas, o que gerou economia de R$ 2 milhões na compra do papelão, redução de 16 toneladas no descarte do material e queda de 42 toneladas de descartes de plásticos.
A West Cargo reforçou a construção de unidades de tratamento de água para utilização na lavagem de caminhões, que permite uma redução no consumo de até 70%. “Realizamos também diversas ações diariamente, como a separação de lixos orgânicos dos recicláveis; o acompanhamento de todo o trajeto de nossas cargas para evitar que ocorram acidentes que possam ocasionar algum dano ambiental; a destinação correta de resíduos e de materiais utilizados, como tintas, óleos, graxas, solventes e baterias; entre outras”, apontou a gerente administrativa da empresa, Kelly Martins.
O ranking de fornecedores com menor índice de pegada de carbono foi um dos destaques da Natura. “Fazemos o monitoramento de 200 fornecedores, que representam cerca de 80% dos negócios da Natura no ano. Recentemente, lançamos também o programa EPIL, cujo objetivo é calcular o impacto financeiro de toda a cadeia logística quando se fala de recursos naturais. Somos a primeira empresa de cosméticos a fazer algo do tipo”, conclui a gestora de performance e de relacionamento com fornecedores de suprimentos da Natura, Audrey Barbosa.
Fonte http://www.painellogistico.com.br/grandes-empresas-reunem-se-em-sao-paulo-para-discutir-acoes-de-sustentabilidade-na-cadeia-de-suprimentos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário