“O maior problema é quando o imediatismo se torna doença e compromete totalmente o planejamento", explica Luiz Serafim, Head de Marketing Corporativo da 3M no livro “O poder da inovação”

Muitas vezes, investimos tempo e dinheiro na pesquisa e desenvolvimento de inovações visando o curtíssimo prazo. Geralmente, para solucionar problemas. Não há pecado nisso. De fato, em algumas situações, precisamos mesmo ser criativos para transformar cenários com urgência. Não são raras as vezes em que esse tipo de inovação salva empresas da derrocada total. Mas cuidado para esse imediatismo não tomar conta da agenda de inovação do seu negócio.
“O maior problema é quando o imediatismo se torna doença e compromete totalmente o planejamento e a execução consistente de iniciativas essenciais para o crescimento de longo prazo”, explica Luiz Serafim, Head de Marketing Corporativo da 3M no livro “O poder da inovação”.
Inovar é uma questão de sobrevivência. E agilidade na inovação, para que seja possível aplicá-la no curtíssimo prazo, também tem sido algo crítico para a competitividade das organizações. Mas pensar o processo inovador visando única e exclusivamente o dia de amanhã pode comprometer profundamente sua capacidade de construir bases sólidas para um futuro mais promissor.
Serafim lembra que não são raros os casos de líderes que realizaram projetos excelentes e conseguiram ótimos resultados iniciais, mas que negligenciaram “a construção de alicerces estratégicos que sustentariam a competitividade em anos futuros”.
Case
Um exemplo positivo de liderança citado no livro de Serafim é o do norte-americano Michael Vale, que ocupou a presidência da 3M do Brasil. Ao mesmo tempo em que definiu estratégias eficientes para a geração de resultados em cada trimestre, ele também traçou metas e prioridades claras de investimentos de médio e longo prazos para a expansão da companhia.
Esta visão vem sendo aperfeiçoada pelo atual presidente da 3M do Brasil, Jorge Lopez, que lidera os planos de ação para o atual momento desafiador da economia bem como fortalece projetos voltados ao futuro em conexão com as mudanças de mercado.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/cuidado-com-as-inovacoes-de-curto-prazo/114000/
Nenhum comentário:
Postar um comentário