sábado, 30 de julho de 2016

Energia limpa proveniente das tubulações

Você já parou para pensar quão relacionadas estão a energia e a água nos tempos de hoje? E que, com criatividade, podemos pensar cada vez mais em soluções para gerar sistemas sustentáveis? É o que acontece hoje em Portland, no estado de Oregon, nos EUA: um método desenvolvido em parceria com a start-up Lucid Energy utiliza as tubulações de água para produzir energia.
O LucidPipe é muito simples e, ao que tudo indica, pode ser adotado por muitas outras cidades em breve. Com foco na força inexplorada da água corrente que passa pelas tubulações da cidade, a “mini hidrelétrica” capta a energia gerada através de turbinas instaladas nos tubos e a armazena em geradores externos. A produção é capaz de abastecer cerca de 150 casas e espaços públicos, como escolas e bibliotecas. Entenda como funciona o sistema:
A malha de tubulação da cidade é pensada para que as centrais de distribuição de água localizem-se nos pontos mais altos topograficamente falando. Assim, a força presente na corrente vem da gravidade e não de bombeamentos, tornando o processo ainda mais limpo. Isso é a inovação fazendo uso da criatividade para reutilizar técnicas não tão novas e produzir riqueza para as pessoas. Saiba o que os nossos profissionais têm a dizer sobre inovações geradas a partir de ideias que não surgiram do zero.
Fonte http://www.3minovacao.com.br/blog/energia-limpa-proveniente-das-tubulacoes?utm_source=Administradores&utm_medium=DestaqueSite&utm_campaign=Administradores3M

Nenhum comentário:

Postar um comentário