sábado, 16 de abril de 2016

10 crenças limitantes que nunca deixarão seu grande projeto sair do papel

Antes de iniciar algo, seja um empreendimento ou um novo cargo, é essencial responder algumas questões e enfrentar determinadas crenças

Ao iniciar um novo projeto, é bastante comum que dúvidas e questionamentos nos cerquem. Junto, diversos pensamentos e crenças costumam definir o que faremos e principalmente o que não faremos para conquistar nossos objetivos.
Gerenciar projetos esconde diversas armadilhas para os novatos, menos experientes e principalmente para os mais afoitos. Afinal, empolgação demais pode gerar uma série de erros grotescos que prejudicam e muito seu projeto na hora de tirá-lo do papel.
Seja qual for a área de atuação, é extremamente importante prestar atenção em questões como a necessidade do mercado e dos seus consumidores, bem como os possíveis resultados a curto e longo prazo. Por mais que algo pareça tendência hoje, amanhã talvez não seja mais. E o investimento a longo prazo não terá retorno algum ou será muito abaixo do esperado.
Portanto, antes de iniciar um novo objetivo, seja ele um empreendimento ou um novo cargo, é essencial responder algumas questões e enfrentar algumas crenças que limitam o ritmo do seu objetivo.
Abaixo você confere 10 questões que atrapalham o planejamento e podem fazer seu projeto ficar somente no papel:
1 - Não aceitar nenhum tipo de conselho ou orientação
Por mais experiente que você seja ou por mais diplomas que tenha, ouvir conselhos de outros profissionais é sempre válido. Eles podem enxergar algo que você não vê ou sugerir ideias e facilitar seu trabalho. Novos profissionais podem estar mais antenados que os mais experientes, pois muitas vezes estão mais adaptados aos novos meios tecnológicos ou com a cabeça mais "aberta" para novos projetos. Por isso, ouça. O mesmo vale se você é um profissional novo e está ignorando os mais velhos. Por terem experiência, eles sabem o que fazer quando o momento não é favorável, pois já devem ter enfrentado questões do tipo na prática. E prática conta muito.
2 - Achar que você não pode aprender
O cérebro humano é capaz de aprender coisas novas todos os dias, todas as horas, por toda a vida. Quanto mais exercitado, maior o nível de trabalho e consequentemente de inteligência. Independente da idade — muito novo ou muito velho — você pode sempre aprender coisas novas, como abrir um negócio próprio. Para isso, busque capacitação, seja em um curso superior ou com profissionais experientes e atuantes no campo desejado. É possível aprender, inclusive, durante férias ou lendo um simples livro. E livro sobre negócios, crescimento pessoal e avanço profissional é o que não falta. Permita-se voltar ao banco da sala de aula e olhar para o quadro do aprendizado como um estudante iniciante.
3 - Dar importância excessiva aos julgamentos dos outros
Ouvir dicas, conselhos e opiniões é totalmente válido na construção e realização de um objetivo. Porém, é preciso saber separar o que é um julgamento válido de uma opinião suja ou desnecessária. Dê ouvidos aos capacitados, experientes e que de fato querem seu sucesso. Absorva as críticas construtivas, mas não tome para si os conselhos maléficos que visam desestimular seu plano e paralisar você. Um projeto exige perfis diferentes de profissionais em momentos diferentes. No entanto, tenha sempre a certeza de estar cercado por pessoas que querem seu sucesso e não o fracasso doloroso.
4 - Buscar a perfeição
A perfeição em projetos não existe. Problemas vão surgir, sejam eles grandes ou minúsculos. O importante é estar preparado para imprevistos e saber lidar com paciência e coragem, sem se desestimular nos vários tombos que virão. Busque sempre o melhor. Mas não trave sua caminhada esperando pela perfeição. Muitos projetos fantásticos morreram porque seus criadores não os acharam suficientemente bons.
5 - Acreditar que pode fazer tudo sozinho
Dificilmente o planejamento e a execução de um projeto será feito por apenas uma pessoa. Ter uma equipe — principalmente bem preparada — faz toda a diferença no processo. O trabalho de montar uma empresa, por exemplo, é exaustivo. São muitos pontos pensados e diversos problemas e imprevistos que precisarão de atenção e de tempo para sua resolução. Por isso, contar com profissionais auxiliando o processo é mais fácil. Dividir as tarefas divide o peso nos ombros e faz com que você fique mais relaxado e com mente e corpo aberto para dar continuidade ao projeto sem chegar à exaustão.
6 - Esperar resultados imediatos
Apostar na loteria e vencer é um projeto com resultado imediato. Ser promovido ou montar sua empresa, não. Requer tempo, planejamento, questionamentos, tomada de decisões e muito suor.
7 - Acreditar que experiência basta
Experiência é uma excelente forma de conhecer mercados, consumidores e formas de trabalho. Porém, estar antenado sobre tendências, plataformas e possibilidades é essencial. Uma característica "casa" com a outra e forma um profissional preparado para criar, montar e ter excelência naquilo que faz.
8 - Esperar que a sorte faça seu trabalho
Não há sorte que dê jeito em projetos sem esforço. Sentar, pensar, colocar o projeto no papel e consequentemente em prática é o caminho mais garantido para o sucesso. Contar com a sorte e esperar pelo momento ideal sentado no sofá só vai dar tempo para o concorrente suar a camisa e mostrar que tem força, vontade e disposição para vencer.
9 - Ser pessimista ou otimista demais
Ser pessimista pode fazer com que você (ou sua equipe) desista do objetivo nas primeiras dificuldades. Ser otimista, porém, também pode causar problemas, uma vez que você pode ignorar problemas e não enxergar a real situação do andamento do projeto. Desse modo, erros se multiplicam e não há outro caminho a não ser o fracasso. Por isso, equilíbrio é fundamental. Ser um realista preparado é o mais apropriado. Nem oito e nem oitenta.
10 - Trabalhar até a exaustão
Trabalhar até seu corpo "desistir" é tão perigoso quanto não trabalhar. Respeite os limites do seu organismo. Seu cérebro vai dar sinais de que é preciso parar, respirar, descansar e só depois voltar ao trabalho. Um computador com problemas em seu sistema não consegue produtividade e, em algum momento, quebra. O mesmo pode acontecer conosco. Estabeleça o tempo de trabalho e planejamento, leve tudo no melhor bom humor possível, descanse quando necessário e sempre que possível trabalhe. Vale lembrar que momentos de prazer são essenciais para evitar o estresse, a depressão e o cansaço mental, que tanto prejudicam empreendedores e profissionais de negócios. 
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/10-crencas-limitantes-que-nunca-deixarao-seu-grande-projeto-sair-do-papel/109525/

Um comentário:

  1. Poderosos feitiços de magia negra e rituais de vodu. mude sua realidade atual com Magia Negra. amor, saúde, sucesso e proteção. entre em contato com o Dr. Obodo via
    e-mail: templeofanswer@hotmail.co.uk
    Telefone / Whatsapp: 234 8155 42548-1

    ResponderExcluir