quinta-feira, 31 de março de 2016

Estes são os fatores que rendem aumento de salário no Brasil

Dinheiro: notas de real
Dinheiro: competência comportamental é a justificativa mais comum para aumentos no Brasil

São Paulo - Ao contrário do que você talvez imagine, um excelente desempenho técnico não é o fator mais considerado pelos empregadores na hora de conceder um aumento salarial - pelo menos no Brasil.
É o que mostra uma pesquisa da consultoria Robert Half, que apurou os fatores que mais justificam incrementos na remuneração de um funcionário segundo diretores de RH em todo o mundo.
No caso brasileiro, uma boa conduta comportamental é a razão mais comum para dar um aumento. Para 43% dos entrevistados, profissionais com perfil colaborativo e capacidade de trabalhar em equipe são os que mais merecem a recompensa. 
Competências técnicas, capazes de trazer resultados mensuráveis, são mencionadas por 36% e ficam em segundo lugar na lista dos empregadores brasileiros.
De todos os países incluídos no estudo, o nosso é o que mais atribui importância ao comportamento. No resto do mundo, a performance técnica costuma pesar mais do que a postura pessoal.
Segundo Caio Arnaes, gerente sênior da Robert Half, essa diferença tem raízes culturais. "Aqui, o relacionamento interpessoal é muito importante no trabalho", explica. "Naturalmente, a qualidade de um profissional está muito associada ao seu comportamento e à sua capacidade de colaborar em grupo".
A lealdade à empresa também é mais valorizada por aqui do que no exterior: 30% dos brasileiros mencionaram esse quesito, contra uma média global de 24%.
Para Arnaes, o número deve servir como alerta para a geração Y, conhecida por trocar de emprego com frequência. "A estabilidade ainda é um valor muito forte para os empregadores brasileiros, até porque a maioria deles pertence a gerações anteriores", afirma.
A pesquisa foi feita em novembro de 2014 e contou com 1672 diretores de RH em 12 países, dos quais 100 eram brasileiros. Veja abaixo a tabela completa com os resultados: 
Motivo para conceder aumento salarialBrasilMédia global
Conduta profissional/ Colaboração/ Trabalho em equipe43%33%
Competência técnica/ Resultados mensuráveis36%37%
Vontade de aprender e crescer36%32%
Estabilidade/ lealdade à empresa30%24%
Inovação18%13%
Motivação17%15%
Assumir tarefas além de sua responsabilidade16%27%
Tempo desde seu último aumento salarial16%25%
Contraproposta9%12%
Sem opinião4%5%

Fonte http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/estes-sao-os-fatores-que-rendem-aumento-de-salario-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário