segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O que realmente motiva os funcionários

motivacao-dos-funcionarios-no-trabalho1
Os funcionários que crescem e vão além são o sonho de qualquer gerente de contratação. Fazer isso é algum tipo de qualidade inata que apenas alguns poucos sortudos possuem, ou é algo que se extrai dos funcionários todos os dias?
Se for a primeira opção, como você pode adaptar o seu negócio para atrair esses trabalhadores excepcionais e eliminar os medíocres? Se for a segunda opção, o que é preciso para trazer essas qualidades para todos os membros da equipe? O que motiva os funcionários a fazer melhor?

Motivação dos colegas

Em 2014, TINYhr – os criadores do aplicativo de pesquisa anônima de funcionários TINYPulse – começaram a responder essa pergunta. Em uma pesquisa com mais de 500 organizações e 200.000 entrevistados, foi constatado que a principal coisa que os funcionários citam como seu motivador mais forte no trabalho é a motivação de colegas; ou seja, a unidade para ajudar a sua equipe a ter sucesso.
Motivação dos colegas não é algo que acontece magicamente. Para incentivá-la, os empregadores têm que prestar muita atenção para a forma como o negócio funciona. Eles precisam se perguntar se o seu estilo de gestão incentiva a cooperação, deixa os trabalhadores se sentirem isolados ou os obriga a competir.

Oportunidades para crescer

Embora a motivação dos colegas seja o que impulsiona os funcionários ao sucesso, oportunidades de crescimento os fazem ficar. De acordo com uma pesquisa da BambooHR com mais de 1.000 trabalhadores, a falta de oportunidades é o principal fator que vai afastar os bons funcionários.
A lógica aqui é bastante simples: bons funcionários também são naturalmente ambiciosos. Funcionários ambiciosos procuram melhores oportunidades. Portanto, se você não lhes der essas oportunidades, eles vão arrumar as malas e procurar em outro lugar.
Como mostra o relatório da TINYhr, oportunidades de crescimento não necessariamente significam apenas promoções, títulos extravagantes ou até mesmo mais dinheiro – todos estes classificados perto do final nas pesquisas de engajamento. Pelo contrário, significa oportunidades de aprender novas habilidades, conhecer novas pessoas ou receber mais responsabilidades.

Cultura forte de trabalho

Pense nisso desta maneira: o emprego é como um namoro. Você não pode alcançar resultados felizes sem a base para um bom relacionamento. No local de trabalho, essa fundação é uma forte cultura que reforça a filosofia da empresa e valoriza os funcionários que a mantém.
É simples. Funcionários felizes são mais produtivos; funcionários infelizes vão embora.
A felicidade do funcionário pode ser difícil de quantificar, mas é um valor concreto, e isso é importante.

Trabalho que engaja e interessante

O engajamento dos funcionários e satisfação no trabalho não são a mesma coisa. Um funcionário pode amar a empresa, sua remuneração, e seus colegas de trabalho, e ainda achar o trabalho em si absolutamente tedioso.
Tornar seus trabalhadores felizes vai ajudar a mantê-los por perto, mas se você quiser realmente motivá-los você tem que encontrar formas para que eles se envolvam com seu trabalho. Isso significa incentivar o pensamento criativo e desencorajar uma mentalidade de cumprir o horário e se manter calado.

Os funcionários são motivados por estarem engajados

A verdade sobre a motivação dos funcionários é dolorosamente simples, e há décadas de pesquisas para embasar isso. Quando questionados sobre o que os motiva no trabalho, os funcionários respondem de forma confiável as mesmas coisas, em geral, na mesma ordem. Quando os gerentes são questionados sobre o que eles pensam que motiva os funcionários, uma discrepância interessante emerge:
O que os funcionários querem
  1. Apreciação do trabalho realizado
  2. A sensação de estar por dentro das coisas
  3. Ajuda solidária com problemas pessoais
O que os gerentes pensam que os funcionários querem
  1. Bons salários
  2. Segurança no trabalho
  3. Promoção
Percebeu a diferença? Todos os fatores subjetivos, que são difíceis de quantificar, deixaram de ser citados pelos gerentes.
Cada local de trabalho é diferente, e o mesmo vale para todos os trabalhadores. No final do dia, se você realmente quer saber o que vai motivar seus funcionários a fazer o melhor, porque simplesmente não pergunta a eles?
Eles ficarão muito felizes em responder isso pra você.
Autora: Sarah Landrum
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/motivacao-dos-funcionarios-no-trabalho/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=f426921267-Recursos_E_Humanos_03_11_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-f426921267-107145465

Nenhum comentário:

Postar um comentário