
Idealmente, quando você está liderando ou trabalhando com uma equipe, você tem um grupo de pessoas que trabalham com boa fé para realizar bem o trabalho – e se relacionam bem enquanto o fazem. No entanto, há aquelas pessoas que são apenas infelizes. Talvez elas sejam cínicas ou sarcásticas. Elas podem ser negativas, não confiáveis, ou fofoqueiras. Às vezes, elas são ainda piores… se esforçam em esfaquear o líder pelas costas ou tentar minar sua autoridade.
Claro, você não vai se dar bem com todos no escritório, mas se você é um líder, você está em condições de tomar medidas para mitigar o dano que estas almas sombrias podem causar, diz Elizabeth Holloway, PhD, professora do Programa de Doutoramento da Universidade de Antioquia, em Liderança e Mudança. Quando você começa a usar sua autoridade para lidar com membros desafiadores da equipe, existem alguns passos que você pode tomar para ajudar.
Descubra por que eles são difíceis
Algumas pessoas são desagradáveis e algumas prejudicam a organização, diz Michael J. Beck, fundador do Michael Beck International, uma firma de consultoria de desempenho e engajamento de funcionários baseada em Oregon, Portland. Tente chegar ao fundo do motivo pelo qual seu funcionário está revoltado. Será que ele está insatisfeito com o trabalho ou com a empresa? Existe um problema acontecendo em casa? Beck diz que fazer boas perguntas e observar o funcionário em ação pode lhe dar algumas dicas para saber se você está lidando com uma personalidade difícil ou outro problema que pode ser corrigido.
Aprenda os tipos
Testes de personalidade, como o perfil DISC, podem ser úteis na obtenção de um entendimento sobre seus funcionários, suas preferências, e como eles gostam de se comunicar, diz Gerald Bricker, diretor da Advise Consulting, uma empresa de coaching de negócios em Northville, Michigan. Esse entendimento pode ser difícil de ser articulado pelas pessoas, e estes testes podem lhe dar um pouco de compreensão que poderia ser difícil de obter, diz ele. Há também muitas pesquisas e textos sobre como gerenciar diferentes tipos de personalidade, acrescenta.
Se houver uma compreensão clara da pessoa, qual é a sua composição, e a melhor forma de se comunicar com ela, isso será meio caminho andado para ajudar a superar esses desafios, diz ele.
Reconheça suas diferenças
Às vezes, simplesmente reconhecer o fato de que você e seu colega têm abordagens diferentes pode ser suficiente para acalmar a tensão, diz Beck. Diga algo como: “Veja, nós realmente temos estilos diferentes, mas vamos ver como podemos resolver isso.” Dessa forma, você não está entregando críticas negativas, mas você está reconhecendo o fato de que há um problema, diz ele.
Ouça o que ele tem a dizer
Bricker diz que, muitas vezes, pessoas que parecem ter problemas de personalidade são pessoas que sentem que não estão sendo ouvidas ou que estão insatisfeitas com seu trabalho. Elas sentem que não estão sendo ouvidas e respeitadas. Em tal caso, Bricker sugere ter uma conversa privada e apenas ouvir.
“Se elas tiverem a oportunidade de expor os seus pensamentos e seus sentimentos, isso será de grande contribuição para resolver o problema”, diz ele. Você pode ter uma ideia sobre qual é realmente o problema e tomar medidas para resolvê-lo.
Seja aberto a críticas
Uma vez que você resolve ter essa conversa, Bricker diz que você pode ter que ouvir algumas coisas que não são muito agradáveis. Às vezes, os funcionários têm queixas legítimas sobre o local de trabalho, a cultura da empresa, ou supervisores. Neste caso, você tem que descobrir uma maneira de lidar com isso.
“Às vezes, isso pode significar explicar em termos muito claros e racionais o motivo pelas quais as coisas são do jeito que são. Isso pode significar pensar no que eles têm a dizer e compreender que algo foi negligenciado”, diz ele.
Dê feedback negativo de forma construtiva
Holloway diz que os gerentes precisam ser treinados em dar feedback negativo de forma eficaz. Simplesmente chamar a atenção de alguém por mau comportamento, geralmente não funciona. Em vez disso, associe o comportamento aos resultados do trabalho. Por exemplo, saliente que quando o funcionário responde de certa maneira, ele encerra a conversa e torna o encontro menos eficaz.
Entenda que ninguém é indispensável
Pode parecer que aquele funcionário difícil é impossível de ser demitido porque ele é muito bom no trabalho, o autor Mitchell Kusy, PhD, também professor do programa de liderança de Antioquia, diz que você tem que analisar o custo total para sua organização. Na pesquisa para o livro, ele e Holloway descobriram que 12 por cento dos indivíduos deixam a organização por causa de personalidades tóxicas. Se seu funcionário difícil irá expulsar outros funcionários, talvez seja hora de dizer adeus, mesmo que seja um desafio no curto prazo.
Autora: Gwen Moran, jornalista especializada em negócios e ambiente de trabalho.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/gerenciar-pessoas/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=27368c85fe-Recursos_E_Humanos_02_09_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-27368c85fe-107145465
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