quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Não sabia vender, mas deu um show de "resultados"!

Em uma tarde de pouquíssimas vendas, situação essa que já vinha repetindo-se há alguns meses, o jovem vendedor se aproximou do gerente da área Vendas e disse:
- Sr. Paulo, tenho uma ideia para vender mais!
Um pouco impaciente, o gerente de postura imponente retornou:
- Meu jovem, se é mais uma daquelas desmioladas ideias, pense bem antes de falar.
O novato que se mostrava um jovem promissor em vendas insistiu em falar:
- Penso que é interessante, mas preciso me reunir por cerca de uma hora com a equipe de vendas.
Um pouco mais irritado, talvez pela audácia do jovem em ousar reunir-se com a equipe, o homem que já somava algumas décadas na empresa, devolveu taxativo:
- Você está louco? Não estamos vendendo praticamente nada e você quer gastar uma hora da minha equipe? Negado meu jovem, valeu pela intenção, mas vamos voltar ao trabalho!
Charles, o nome do novato, que sonhava um dia ocupar a posição de gerente de vendas, retornou em silêncio ao trabalho.
No outro dia, algo de diferente pairava na atmosfera daquele lugar. Comparado com a média dos últimos meses, as vendas tinham batido o record e o veterano de vendas Sr. Paulo estava perplexo diante daquela nova situação.
No final da tarde o gerente aproximou-se de Charles e o questionou:
- Hoje foi um show de vendas, você tem algo a dizer?
O jovem de imediato respondeu ao seu gerente:
- Reuni com a equipe ontem!
O homem engravatado irritou-se e mandou como uma guilhotina a sua fala afiada:
- Você passou por cima da minha ordem?
Charles, um pouco tenso, mas convicto de seus ideais retornou:
- Não Sr. Paulo, foi depois do expediente. Reunimos fora daqui para um bate-papo e o assunto acabou sendo sobre as vendas ruins que estamos vivendo. Então, em vez de falarmos de meta, de baixo desempenho e ficar tentando achar um culpado para a situação que estávamos vivenciando, eu pedi para que cada um contasse qual foi a sua melhor venda e como fez para conquistá-la. Foi uma aula de vendas e casos interessantes que o senhor desconhece.
O jovem com um brilho diferente no olhar, pausou, tomou fôlego e continuou:
- Então, depois que todos tinham relatado as fantásticas experiências em vendas, eu disse a eles: "Puxa, um dia quero alcançar a bagagem de experiência de vocês, será que amanhã vocês conseguiriam repetir esses feitos?".

Charles estava radiante e não se deteve mesmo com o olhar intimidador do seu superior e concluiu:
- Hoje, quando eles entraram na empresa, eu mirei no olhar de cada um e me arrepiei todo, eles estavam diferentes, não dava pra explicar, mas era como se ao olharem para mim tivessem dizendo: 'Prepara-se para o show'. E é isso!
O aprendiz de vendedor sorriu, virou-se e saiu pelo corredor, deixando o veterano vendedor e gerente imóvel e emudecido. Tinha recebido uma aula de liderança de um 'moleque' inexperiente, e que estava difícil dele aceitar que o jovem tinha sido primoroso e ele não, na arte de engajar pessoas.
Fonte http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/9997/nao-sabia-vender-mas-deu-um-show-de-resultados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário