sexta-feira, 22 de maio de 2015

Marketing digital e a importância de se comunicar bem

Com o crescimento da presença digital na vida humana – nas relações pessoais e nas de trabalho – a comunicação tem se tornado algo primordial. Por isso, mais do que nunca os profissionais de marketing precisam se reinventar para conhecer o seu público e, assim, conquistá-los da maneira certa.
Para comemorar o Dia do Profissional de Marketing (08/05), o Carreira & Sucesso bateu um papo sobre marketing digital com Francisco Madia, diretor-presidente do madiamundomarketing, consultoria líder em planejamento, e da Academia Brasileira de Marketing. Confira a entrevista a seguir!
Carreira & Sucesso: Há diferenças entre o planejamento de marketing para pequenas e grandes empresas?
Francisco Madia: Não. As ferramentas são rigorosamente as mesmas e a metodologia também. As diferenças encontram-se exclusivamente na dimensão da ambição da empresa, no mercado em que atua e na incidência e intensidade de concorrentes. Mas as preocupações, procedimentos e práticas, independente de sua dimensão e abrangência, são as mesmas.
C&S: Quais os benefícios de investir em marketing digital? Você acredita que a internet e as redes sociais podem contribuir com os pequenos empreendedores?
FM: Em verdade não se trata de benefícios. Trata-se de sobrevivência. É impossível, no curto e médio prazo, uma empresa sobreviver de forma minimamente digna sem uma presença consistente no ambiente digital. Da mesma forma que, no passado, toda empresa precisava de uma apresentação, de uma sede, de papelaria, de marca e de cartão de visitas, hoje elas precisam de site ou portal de qualidade atualizado todos os dias e de preferência a cada hora do dia – lembrando que o digital é 24X24, 365 dias do ano –, de e-mail marketing, de presença nas redes sociais, de atendimento aos clientes e de atendimento aos futuros clientes.
C&S: Qual a necessidade da empresa identificar seu público prioritário para se comunicar?
FM: Todas as empresas têm, independente de porte e setor de atividade, três grupos de públicos que precisam ser alimentados sistemática e dignamente com informações. O primeiro público a ser comunicado, sempre, é o dos músicos da “orquestra-empresa”: colaboradores internos e externos mais parceiros e fornecedores. Depois os públicos intermediários: trade, vendedores e representantes. E, finalmente, suspects, prospects e clientes.
Claro que o público essencial, sem o qual a empresa não sobrevive, é o do terceiro grupo: suspects, prospects e clientes. É quem paga a conta, é de onde vem a receita. Mas, para chegar inteiro, relevante e com qualidade até esse público essencial, a empresa precisa se comunicar antes com os dois outros grupos de públicos.
C&S: Quais os passos fundamentais que uma empresa precisa dar para ingressar no marketing digital?
FM: O mesmo para qualquer outra decisão. Saber qual é o seu phocus – pessoas ou empresas que pretendem sensibilizar, conquistar, converter em clientes e, depois, em apóstolos e evangelizadores da empresa e de suas marcas. Depois, definir seu positioning – serviços que pretende prestar e como vai se apresentar, se revelar, que identidade assumir e manifestar. Depois dessas duas definições, todas as demais e decorrentes. Mas, sem essas duas primeiras definições, é impossível definir um plano de marketing. Tanto para o analógico quanto para o digital.
C&S: Como fazer sucesso com pouco investimento no marketing digital?
FM: Da mesma maneira como tudo o que se faz na vida: com relevância embalada e apresentada sempre com a melhor qualidade possível para o público que pretende sensibilizar. De preferência, melhor que a de todos os seus concorrentes específicos.
Fonte http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/entrevistas/marketing-digital-e-a-importancia-de-se-comunicar-bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário