quinta-feira, 9 de abril de 2015

Treinamento de equipe gera identificação de oportunidades

A internet começou a ser mais utilizada por empresas e instituições brasileiras no fim do século passado e tornou-se um canal prioritário para comunicação na última década. O problema do crescimento no uso da rede é que os profissionais e empreendedores não acompanharam seu processo de maturidade, fazendo com que a presença digital das instituições não converta investimentos em resultados.
Por se tratar de um meio razoavelmente recente, ainda não há cursos profissionalizantes que consigam formar especialistas para o mercado, criando lacunas no preenchimento de vagas ou, pior, fazendo com que empresas contratem profissionais despreparados para lidar com as estratégias do meio digital.
Em todas as empresas por onde passei, como funcionário ou como consultor, boa parte do meu tempo foi dedicado a treinar equipes. Inclusive, foi por enxergar essa necessidade de formação que fundei a Presença Online há alguns anos.
Nos níveis gerenciais, em que identificamos a migração de profissionais do off line,  encontramos uma vasta oferta de cursos regulares e pós-graduações relacionados a mídia social, comércio eletrônico e marketing digital.
Por outro lado, encontramos poucos cursos voltados para o que chamamos de a base da pirâmide: analistas, produtores de conteúdo e planners. Isto é, os responsáveis pela operacionalização do planejamento não são adequadamente formados para desenvolver as ações estratégicas. Boa parte destes profissionais, qualificam-se profissionalmente por meio de buscas na internet, sites e e-books.
Com esse gap, na maioria das instituições não há um entendimento amplo sobre como a internet poderia ajudar na obtenção de resultados. Grande parte se resume a ter um site - geralmente construído de forma equivocada -, abastece redes sociais - sem planejamento ou estratégia de longo prazo-, e investe em publicidade online - sem métricas e diversificação.
Tratar o meio digital sem bons profissionais desperdiça boa parte do potencial de engajamento, mobilização e conversão que a rede tem.
Um bom exemplo de como reverter este quadro foi a estratégia de formação de colaboradores implementada pela Presença Online na Casas André Luiz.
Os profissionais de marketing e tecnologia da instituição - destinada ao  atendimento aos deficientes intelectuais - passaram por um processo de qualificação focada em uso e retorno de resultados em  mídias digitais e hoje gerenciam profissionalmente os impactos desta ação: quase meio milhão de reais mensais em receita por meio de doações de produtos realizadas utilizando os canais digitais da instituição.
Com uma equipe de comunicação bastante enxuta para a demanda da instituição, - dos quatro profissionais, apenas um era dedicado para a comunicação na internet - foi necessário ampliar a visão de engajamento dos colaboradores, desenvolvendo treinamentos que cobrissem todas as áreas: pesquisa, planejamento, produção de conteúdo, relacionamento em redes sociais, monitoramento, tratamento de base de dados e construção de e-mail marketing. Com o objetivo de engajar e ampliar o conhecimento técnico da equipe, cada treinamento dado foi, em média, de seis horas.
O aprendizado assimilado permitiu à equipe construir narrativas mais envolventes, bem como, publicar o conteúdo com técnicas que beneficiam o engajamento, esse processo elevou o número de fãs do Facebook, passando de menos de 5.000 em 2012 para 260.000 em 2014. Número conquistado de maneira orgânica, sem a compra de fãs, prática comum em redes sociais como Instagram,  o Twitter e o Facebook  que, além de não gerarem resultados de engajamento são prejudiciais para a reputação online de uma empresa.
Sem soluções milagrosas ou roteiros prontos, a Casas André Luiz conseguiu, por meio do treinamento de sua equipe, a identificação de oportunidades, a redução de crises de imagem nas redes sociais, a geração de mais tráfego para o site da instituição, atingindo a principal meta da iniciativa: aumentar a conversão das visitas em doações e trazer recursos novos para a construção de uma nova unidade ambulatorial.
Especialista em estratégias para comunicação digital com mais de 15 anos no mercado, Marcelo Vitorino trabalha como consultor no desenvolvimento de projetos para o mercado corporativo, a área de gestão pública e campanhas políticas.
Sobre a Presença Online
Fundada por Marcelo Vitorino e Natália Mateus em meados de 2012, a Presença Online é uma empresa focada em estratégias de gestão de imagem para instituições, marcas ou produtos; e na formação de profissionais especializados para a área de produção de conteúdo, marketing e estratégias digitais. Para atender os objetivos específicos de cada cliente, a Presença Online oferece palestras, treinamentos, oficinas práticas e desenvolve também conteúdos e metodologias a partir de uma necessidade específica. Dentre seu portfólio de clientes estão Casa André Luís, Sebrae, PMDB, Instituto Ethos, entre outros.
Fonte http://www.gestaoerh.com.br/site/noticias/?id=2533

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