No dia a dia é muito fácil ver situações em que as empresas poderia estar usando ferramentas de marketing digital básicas e de baixo custo, para melhorar a interação com o cliente e agregar mais valor nas interações comerciais.
Ao invés disso, preferem ficar na mesmice de todas as outras. Disputam o cliente com descontos, pressão e táticas ultrapassadas, e deixam de lado iniciativas de aproximação e fidelização que são facilitadas pelo marketing digital.
Vamos a 3 exemplos:
Concessionária
Recentemente troquei um carro, e para isso visitei aproximadamente 7 concessionárias de marcas diferentes para pesquisar minhas alternativas. Em todas a rotina era a mesma: o vendedor chega, fala dos benefícios do carro, te leva para a mesa dele e anota o preço a mão em uma folhinha (depois de consultar a tabela atualizada) e te fala que se você fechar na hora (ou até o fim do mês), terá um desconto especial. Depois de poucos dias, este vendedor começa a te ligar para ver se você tomou uma decisão.
Nenhuma, absolutamente nenhuma, fez algo diferente. Por exemplo, porque não inserir este cliente em um fluxo automatizado de e-mail marketing no qual ele receberá 2-3 e-mails com vídeos sobre o carro e comparativos de desempenho com modelos concorrentes?
E depois da venda? Sempre que adquiri um carro, a única coisa que a concessionária faz é me ligar uns 10 dias depois para fazer uma pesquisa de satisfação. Porque não mandar um e-mail mensal com dicas de uso do carro, direção segura, e outras informações úteis para o cliente?
Seguradora
Qualquer família de classe média ou superior gasta um valor considerável todo ano com seguros de automóveis, residencial, de saúde e outros.
Algumas seguradoras já deram passos importantes, com portais do cliente aonde este pode consultar documentos, alterar dados cadastrais e outras ações rotineiras. Muito bom, mas ainda tímido.
Porque não ir além e estreitar a comunicação com o cliente com blogs e e-mails com dicas para melhorar a qualidade de vida do cliente e reduzir o risco de incidentes que causariam o acionamento do seguro (o que é bom para o cliente e para a seguradora).
Loja de Eletrônicos
Quando você comprou sua TV, geladeira, tablet ou smartphone (todos itens que podem custar milhares de reais), que tipo de interação teve com a loja DEPOIS da compra? Provavelmente nenhuma, ou no máximo uma pesquisa básica de satisfação.
E se você tivesse recebido uma sequência de mensagens com dicas de uso de seu equipamento, um link para o manual de usuário em formato digital, ou uma lista de vídeos do YouTube que ensinam algumas funcionalidades pouco conhecidas do equipamento? Não teria se surpreendido positivamente com essa loja?
Os 3 exemplos acima são coisas de nosso dia a dia. Não foi necessária muita criatividade para pensar em algumas ações simples que poderiam trazer a empresa mais próxima do cliente. Com um pouco de esforço adicional, e conhecendo bem seu mercado, pode-se criar experiências positivas diferenciadas para seu público-alvo.
Para empreendedores, é uma grande oportunidade. Poucos estão utilizando efetivamente as novas tecnologias de marketing digital, mesmo que sejam de custo relativamente baixo, e rápida implementação. O que você está esperando?
Fonte http://competenciadigital.com.br/artigo/empresas-marketing-digital/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=7d102abea0-Compet_ncia_Digital_23_03_2015&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-7d102abea0-106172596
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