Os hábitos alimentares podem refletir diretamente na produtividade, na disposição e na saúde do trabalhador. Por isso, é de extrema importância prestar atenção ao que se come e adotar uma dieta balanceada e bastante nutritiva.
Com a correria diária e os compromissos profissionais, cuidar da alimentação nem sempre é fácil. A maioria das pessoas acaba consumindo comidas ricas em gorduras e calorias, prejudicando a saúde.
De acordo com o Ministério do Trabalho, a alimentação balanceada traz ganhos tanto para os profissionais quanto para as empresas. Ela melhora as condições nutricionais e a qualidade de vida do trabalhador, aumentando sua capacidade física, resistência à fadiga e a doenças e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho. Já o empregador, ganha com o aumento de produtividade e a redução do absenteísmo e da rotatividade.
“Com as ocupações diárias, como trabalho e estudos, não damos a devida atenção à alimentação. É comum realizarmos lanches rápidos do tipo fast-food ou passarmos horas sem nos alimentar, e essa rotina alimentar desregrada favorece o ganho de peso e o aparecimento de problemas de saúde”, alerta a nutricionista Thaís Souza, da rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde.
Segundo ela, o segredo para quem passa o dia todo fora de casa é se organizar para levar seus lanches para o trabalho.
O que comer?
Sanduíche com pão integral, sementes oleaginosas, iogurtes, frutas in natura ou secas são opções de fácil transporte e consumo no local de trabalho. Além disso, o ideal é não ficar muito tempo sem comer, pois alimentar-se em intervalos menores faz com que a sensação de saciedade seja prolongada.
“É importante procurar consumir variedades de frutas, verduras e legumes que possuem em sua composição fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Trocar os cereais refinados pelos integrais também é uma boa dica”, afirma Thaís. “Você pode substituir o pão branco pelo pão integral, o biscoito comum e recheado pelos cookies integrais (doces e salgados), o arroz branco pelo arroz integral e, além disso, incluir aveia, quinua e amaranto na alimentação diária”, completa.
Boas opções para o café da manhã são pão integral com pasta de soja ou tahine (pasta de gergelim), mingau de quinua com cacau e vitamina de frutas com aveia; e para o almoço, saladas de vegetais crus, que promovem saciedade, carne, frango ou peixe grelhado e arroz integral.
O que evitar?
Salgadinhos e biscoitos recheados devem ser evitados em lanches e os doces ricos em açúcares, nas sobremesas. Já no almoço, recomenda-se consumir alimentos cozidos, grelhados ou refogados em vez de preparações fritas.
Fonte http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/dicas-para-ter-uma-alimentacao-saudavel-no-trabalho?sc_source=b2c:newsletter&sc_medium=2015-04-02ces&sc_campaign=ces&sc_content=carreira_sucesso_materia5&utm_source=b2c:newsletter&utm_medium=2015-04-02ces&utm_campaign=512&utm_content=carreira_sucesso_materia5
Nenhum comentário:
Postar um comentário