Já entrou em vigor o Plano de Ação Integrada 2015 para a Baixada Santista, que visa minimizar os impactos no trânsito por conta da grande quantidade de caminhões que trafega no Sistema Anchieta-Imigrantes no período de escoamento da safra de grãos. No ano passado, o procedimento reduziu em 54% os congestionamentos nas rodovias.
No dia 28/1 foi realizada na sede da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) a primeira reunião com representantes dos órgãos engajados no plano (polícias Militar e Rodoviária, prefeituras de Guarujá e Santos, Companhia Docas do Estado de São Paulo, terminais marítimos e pátios reguladores), com a intenção de rever procedimento de medidas já adotadas em 2014 e discutir novas ações a serem adotadas para este ano.
A principal ferramenta do plano é o sistema de agendamento realizado pela Codesp, que evita o acúmulo de caminhões num mesmo período de tempo nas rodovias da Baixada Santista. Também vão ajudar as recentes obras realizadas na região e que representaram um investimento de R$ 418 milhões, ampliando a capacidade de tráfego nas rodovias que atravessam a região.
Entre esses empreendimentos, estão o Anel Viário de Cubatão (a remodelação do antigo Trevo de Cubatão), a implantação de 16 quilômetros de faixa adicional na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), o novo acesso à zona portuária de Guarujá (abertura de uma via paralela à Rua do Adubo) e a remodelação do entroncamento da SP-055 com a BR-101, a Rodovia Rio-Santos, com construção de viaduto de acesso. E em abril, está programada a entrada em operação do novo viaduto de acesso ao Jardim Casqueiro, em Cubatão.
Os principais pontos de monitoramento de tráfego definidos pelo Plano são o Viaduto da Alemoa, o Polo Petroquímico de Cubatão, a Avenida Plínio de Queiroz e a Rua do Adubo. Entre as medidas previstas está o monitoramento constante do trânsito com sinalização especial e desvios alternativos em caso de necessidade; intensificação da fiscalização para evitar bloqueios dos acostamentos e de faixas em pontos onde essas ocorrências são frequentes na Rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055); monitoramento do acesso a Santos entre o km 64 e o km 63 da Via Anchieta com possibilidade de liberação pela PMRv, em caso excepcionais, dos acostamentos para utilização de veículos com destino a Santos.
Fonte http://www.transportabrasil.com.br/2015/02/entra-em-vigor-plano-para-evitar-fila-de-caminhoes-no-sistema-anchietaimigrantes/
A principal ferramenta do plano é o sistema de agendamento realizado pela Codesp, que evita o acúmulo de caminhões num mesmo período de tempo nas rodovias da Baixada Santista. Também vão ajudar as recentes obras realizadas na região e que representaram um investimento de R$ 418 milhões, ampliando a capacidade de tráfego nas rodovias que atravessam a região.
Entre esses empreendimentos, estão o Anel Viário de Cubatão (a remodelação do antigo Trevo de Cubatão), a implantação de 16 quilômetros de faixa adicional na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), o novo acesso à zona portuária de Guarujá (abertura de uma via paralela à Rua do Adubo) e a remodelação do entroncamento da SP-055 com a BR-101, a Rodovia Rio-Santos, com construção de viaduto de acesso. E em abril, está programada a entrada em operação do novo viaduto de acesso ao Jardim Casqueiro, em Cubatão.
Os principais pontos de monitoramento de tráfego definidos pelo Plano são o Viaduto da Alemoa, o Polo Petroquímico de Cubatão, a Avenida Plínio de Queiroz e a Rua do Adubo. Entre as medidas previstas está o monitoramento constante do trânsito com sinalização especial e desvios alternativos em caso de necessidade; intensificação da fiscalização para evitar bloqueios dos acostamentos e de faixas em pontos onde essas ocorrências são frequentes na Rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055); monitoramento do acesso a Santos entre o km 64 e o km 63 da Via Anchieta com possibilidade de liberação pela PMRv, em caso excepcionais, dos acostamentos para utilização de veículos com destino a Santos.
Fonte http://www.transportabrasil.com.br/2015/02/entra-em-vigor-plano-para-evitar-fila-de-caminhoes-no-sistema-anchietaimigrantes/
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