quarta-feira, 17 de setembro de 2014

5 mitos de contratação, derrubados

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Mesmo entre a mina de ouro de informações e pesquisas que estão sendo disseminadas entre os profissionais de contratação e gestores, certos mitos ainda persistem. E estes são mitos que podem atrasar uma companhia, sobrepondo-se à capacidade de julgar e tomar a atitude correta na hora de realizar uma contratação. Por esse motivo, achei que era uma boa hora para identificar e detalhar cinco dos mitos de contratação mais comuns:

1. Contratar pessoal de fora é melhor do que promover os atuais funcionários

Um dos meus antigos empregadores costumava dizer que se você quisesse um aumento de salário, tudo o que precisava fazer era pedir demissão, trabalhar em outro lugar por seis meses e então retornar, pois lhe ofereceriam um aumento substancial de salário.
Bem, eu não estou dizendo que não existem evidências que sustentem essa prática, mas essa atitude entre os funcionários da companhia, foi resultado do mito de que era melhor contratar, do que promover. Esse pensamento é um claro reflexo do modo de pensar da maioria das pessoas, que sempre acham que “a grama do vizinho é mais verde”. Esse estudo da Wharton Business School demonstra que contratações externas são bem menos rentáveis, pois os candidatos costumam receber de 18 a 20% a mais, para realizar o mesmo trabalho dos atuais funcionários de sua empresa. Além disso, a pontuação média de desempenho foi inferior nos dois primeiros anos e a chance de demissão foi estimada em 61%. Portanto, contratar funcionários externos nem sempre é uma opção melhor do que investir nos atuais empregados.

2. As habilidades determinam o sucesso de um candidato

A maioria de nós acredita que a técnica do candidato no trabalho, baseada em suas habilidades, são o mais importante fator para determinar o sucesso em um emprego. Isso não é verdade. Diversos estudos mostram que habilidades funcionais não são a principal causa do insucesso dos candidatos no trabalho. Uma pesquisa do Leadership IQ demonstra que apenas 11% de novos contratados falham devido à falta de habilidade (os outros 89% ocorrem por problemas de atitude). Já este outro estudo da Mcquaig revela que, em média, 61% dos gerentes não consideram a falta de habilidade como uma razão para o fracasso de novos contratados (é o relacionamento com o chefe). Por isso, não se preocupe demais em encontrar um funcionário com enormes capacidades técnicas, pois essa não é a chave do sucesso. Por outro lado, as atitudes e a relação que se tem com o chefe, é algo decisivo.

3. Processos de contratação são infalíveis

É fácil para nós darmos uma tapinha nas costas e achar que temos todas as respostas quando se trata de contratar. Mas a verdade é que o processo de avaliação não está nem próximo de ser 100% confiável, mesmo quando usados os sistemas mais robustos de contratação. Entrevistas estruturadas, que são a principal prática utilizada pelos especialistas, tem apenas 62% de chance de sucesso. Isso quer dizer que 4 entre 10 previsões estão erradas. Claro que processos de contratações são mais confiáveis do que o instinto ou mesmo entrevistas informais. Mas ainda assim, possuem uma grande margem para falha e podem resultar na escolha de candidatos mal preparados.
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4. A contratação perfeita existe

Esta “contratação perfeita”, pela minha experiência, é uma condição à qual gerentes de contratação estão mais suscetíveis do que recrutadores. Estamos em um momento reconhecidamente de escassez de talentos, com uma média de quase 4 entre 10 empregadores enfrentando problemas em escolher os profissionais que tenham a competência exigida no cargo em questão. Em outras palavras, não está sendo possível suprir toda a demanda do mercado. Na melhor das hipóteses, os empregadores irão se conformar de que é muito difícil encontrar talentos que atendam todas as exigências do trabalho. Quem consegue ser 100% produtivo já no primeiro dia? Nas circunstâncias atuais, é quase impossível, a menos que você espere um longo período de tempo para contratar a pessoa ideal, o que acabaria por prejudicar a produtividade e a capacidade de sua equipe.

5. Painéis de empregos são uma das mais influentes formas de contratação

Quando há a abertura de uma vaga em uma companhia, o ponto de partida costuma ser a divulgação de um anuncio em um painel de empregos. É a coisa mais correta e prática de se fazer, e dá uma boa sensação ver sua vaga brilhando no topo do painel.
Entretanto, apesar da comprovada eficiência deste processo, ele tem sido substituído e eficientemente superado nos últimos anos por um método altamente qualificado, conhecido como “referências do funcionário”.
O estudo CareerXRoads de 2013, mostrou que este novo processo de contratação (indicações) contabilizou 24,5% de novas admissões, comparados a apenas 18,1% provenientes de anúncios de emprego em 2012. Portanto, conclui-se que as empresas estão descobrindo que anúncios de emprego não são a forma mais eficaz de contratação, e sim, o método de indicações e referências.
Autor: Kazim Ladimeji, profissional de RH com mais de 14 anos de experiência, diretor do The Career Cafe
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/profissionais-de-contratacao/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=1e7e5eed9b-Recursos_E_Humanos_27_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-1e7e5eed9b-106172596

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