quarta-feira, 23 de julho de 2014

3 dicas para ajudar jovens gerentes a serem levados a sério

Jovens Profissionais e Gerentes
Meu amigo supervisiona um programa médico em uma universidade. É importante notar que ele tem 24 anos, e a universidade é tudo com que ele sonhou, onde se graduou a apenas dois anos.
Ele lida com diversos aspectos do programa e é o contato direto dos estudantes inscritos. No entanto, encontrou um grande desafio ser levado a sério como gerente por eles. Os estudantes que ele gerencia no programa eram calouros na época em que ele era veterano, e, eles ainda o vem como apenas como um aluno mais velho.
Diferente de um administrador ou instrutor mais velho, os estudantes não o levam a sério quando estão se comunicando por e-mail, deixando de usar uma linguagem profissional/estruturada, e de atender aos prazos solicitados.
Isso gera dificuldades em conseguir que o trabalho flua como deve, e eu acredito que muitos jovens administradores/gestores sofram do mesmo problema.
De acordo com um estudo da “Ernst & Young”, por volta de 87% das pessoas da geração Y a alcançaram uma posição gerencial entre 2008 e 2013.Sempre ouvimos falar em discriminação por idade quando nos referimos a trabalhadores mais velhos. Mas o que dizer sobre os mais novos?
Devido ao estereótipo, trabalhadores mais jovens, especialmente aqueles que ocupam cargos administrativos, geralmente possuem má reputação, que pode ser atribuída antes mesmo de a pessoa ter tido a chance de se provar. No caso de meu amigo, por exemplo, por conta de sua idade.
O que os mais jovens devem fazer?
Abaixo encontram-se algumas dicas simples destinadas a qualquer jovem administrador que exercita sua autoridade no ambiente de trabalho.

Exija Respeito

Dizem que respeito não se exige, se conquista. Bem, eu digo que qualquer trabalhador pode exigí-lo, não importando o cargo. E isso vale também para jovens gestores.
Sabendo que as pessoas irão questionar suas habilidades como líder, por conta de sua idade, jovens gestores devem exigir respeito de seus funcionários. Isso não significa ser rude ou áspero, mas firme. Se você deseja ser chamado de “senhor” ou “senhora”, deixe claro e não permita que os funcionários cometam o deslize de chamá-lo de outra maneira.
Para ser levado a sério, você precisa mostrar a seus funcionários que está à espera de respeito. Por exemplo, meu amigo pede para que os estudantes não falem com ele, todos ao mesmo tempo, e levantem a mão quando tem algo para dizer. No entanto, frequentemente os estudantes o cortam ou o interrompem e falam na frente dele, E eles pensam que isso é aceitável porque ele é jovem e flexível e que suas exigências não foram feitas para ser levadas a sério, com as de um “verdadeiro” gestor.
Então, como isso continua ocorrendo, meu amigo teve que endurecer a postura, lembrando os estudantes de seus “pedidos” e implementando consequências caso não sejam seguidos. Isso não precisa ser feito de forma rígida ou arrogante, mas é importante mostrar que não se irá tolerar nada menos do que isso.

Deixe claro suas expectativas, e se mantenha focado nelas

Outra forma de ser levado a sério por seus funcionários, na posição de um jovem gestor, é deixar claro suas expectativas e focar-se nelas. Quando você é jovem, pessoas irão pensar que é inexperiente e podem algumas vezes tentar tirar vantagem disto.
Por exemplo, o programa de meu amigo deu aos estudantes a oportunidade de realizar alguns testes para ajuda-los na escola de medicina. Os estudantes pagariam 50 dólares, e como incentivo para completar todo o programa e finalizar todos os testes, seriam reembolsados assim que terminassem.
Por estar ausente em uma das aulas, um estudante pediu para que lhe fossem dadas cópias dos testes. Após mandar para ele, meu amigo recebeu um e-mail de outra estudante, apenas 10 minutos depois, dizendo que ela havia completado todos os três testes. Ele analisou todas as respostas, e estava claro que que ela apenas se limitou a preencher as respostas com o intuito de terminar os testes antes do prazo, sem fazer muito esforço.
Agora a estudante pensa que, diferente de um instrutor mais velho, ele deixará o acontecido passar e lhe dará os US$50 de volta. Contudo, ele se recusou a fazê-lo, explicando à aluna as perspectivas iniciais do teste e dizendo que ela não as compreendeu corretamente.
Quando você, jovem gestor, criar expectativas, mantenha se focado. Se você abrir excessões, ignorando possíveis consequências, seus funcionários tenderão a não levá-lo a sério e não o darão o respeito que merece.

Sempre profissional

Essa etapa final é muito importante. As pessoas se rendem a muitos estereótipos; não permita que, por ser jovem, te considerem pouco profissional.
Meu amigo recebeu um e-mail de alunos usando gírias e com diversos erros gramaticais; no entanto, esses e-mails tratavam de assuntos profissionais.
E no caso daquela jovem, ela não só escreveu o e-mail de modo não profissional, como também expressou seu desapontamento por não ter sido reembolsada. Ainda assim, meu amigo manteve com a moça a relação de instrutor/aluno, sem se colocar na mesma posição, Repreendeu-a, e não devolveu o dinheiro.
Porque?
Mantendo uma postura profissional você irá demonstrar a seus funcionários, independente de sua idade, que você é apenas isso, um profissional. Haverá momentos de trabalho e momentos de lazer. Conduzir ambos de modo sério irá mostrar a seus trabalhadores que sua idade nada tem a ver com seu nível de maturidade, e que você entende muito bem a dinâmica de um ambiente de trabalho.
Autora: Shala Marks
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/3-dicas-para-ajudar-jovens-gerentes-a-serem-levados-a-serio/

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