terça-feira, 15 de abril de 2014

Existe possibilidade dos profissionais de RH serem trocados por robôs nos próximos 20 anos?

profissionais-de-rh
Há um ótimo artigo no The Economist relacionado a robôs assumindo mais e mais postos de trabalho que nós associamos às pessoas. A Business Insider calculou a probabilidade de que diferentes empregos sejam assumidos por robôs no seguinte gráfico:
grafico
Os operadores de telemarketing estão ferrados! Mas você provavelmente já sabia disso. O que deve ser mais surpreendente para você é que o próximo da lista é uma agradável profissão de “colarinho” – contadores e auditores. Quanto mais inteligente a tecnologia fica, mais ela pode se adaptar em tempo real e tomar boas decisões com base em cenários que envolvem interação de língua natural, etc.
E quanto ao RH? Será que os robôs substituirão os profissionais de RH?
Eu tenho uma boa e uma má notícia. Se você ler o artigo do The Economist, verá que, quanto mais simples o cenário e quanto mais soluções são fornecidas de acordo com regras, mais uma função pode ser automatizada. Acho que isso significa que as transações em RH serão cada vez mais tomadas pela tecnologia e, finalmente, por um robô inteligente que você ama odiar. Claro, você já espera isso, certo?
O que você provavelmente não esperava é que o a próxima geração de especialistas em RH – pense em remuneração e benefícios – provavelmente vai estar bem alta no gráfico de probabilidades que você vê acima. Afinal, se o trabalho de contadores e auditores pode ser tomado pela tecnologia, por que a remuneração e os benefícios seriam diferentes?
O mais seguro, no meu ponto de vista, seria o papel do generalista de RH – há tanta área cinzenta no trabalho de um bom generalista de RH em qualquer nível que eu compararia favoravelmente a um “membro do clero”.
O fato é que, mesmo que estejamos lidando com gente, alguns processos podem, e em muitas vezes deveriam, sob o ponto de vista da exatidão e velocidade, ser automatizados. É só uma questão de tempo até que isto aconteça. Pelo menos esta é minha opinião. E você, o que acha?
Autor: Kris Dunn
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/profissionais-de-rh/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=65c5a5b9a4-Recursos_E_Humanos_28_03_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-65c5a5b9a4-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário