quinta-feira, 27 de março de 2014

Centralização de poder não desenvolve sua equipe

centralizacao-de-poder-equipe
Gestor que centraliza, não desenvolve equipe. Empresário que centraliza, não desenvolve empresa. Simples, objetivo e fato!
O ato de centralizar, está muito mais ligado à insegurança do empresário ou gestor do que a qualquer outra justificativa que ele possa usar.
Conheci centenas de gestores que afirmam:
- Se eu não fizer ninguém faz!
- Só do meu jeito fica bem feito.
- Minha equipe não tem capacidade e eu tenho que acabar resolvendo tudo.
Se esse é o seu discurso, meu amigo você está em maus lençóis. O problema dessa equipe é VOCÊ.
Qualquer pessoa que tenha o básico do conhecimento gerencial já ouviu a seguinte afirmação; “O bom gestor é aquele que, quando sai da empresa, ela funciona melhor do que quando ele está presente.” É assim mesmo que acontece, pois na sua ausência, sua equipe otimizada se dedicará ao máximo para que tudo fique perfeito.
O treinador do time joga o jogo? Ou ensina à equipe as estratégias para jogar e ganhar a partida?
O desempenho dos seus colaboradores é medido pela capacidade que eles têm de se virar sozinhos, sem sua presença. Diante disso, é fácil deduzir que, quanto mais você ensinar, mais eles aprenderão, ou seja, a palavra é delegar!
Existem empresários que não delegam suas atividades porque tem a necessidade de se sentirem essenciais. É mais uma questão de carência afetiva do que profissionalismo. Conheço gestores de equipes que não delegam por medo de alguém se sobressair mais do que ele. Isso é um caso mais de incompetência, insegurança e imaturidade, do que profissionalismo.
Eu pude perceber que estava no caminho certo, quando viajei de férias para fora do país e nem ativei o roaming do meu celular. As 15 lojas, que administrava na época, atingiram suas metas e minhas supervisoras deram conta tranquilamente do mês inteiro de ausência. Você já pode fazer isso na sua empresa ou com sua equipe? Se sim, parabéns! Caso não, repense.
O bom gestor, seja ele proprietário ou gerente, ensina tudo que sabe, fica realmente com a parte estratégica da operação, mas deixa que todos tenham a visão sistêmica do negocio. Você precisa ensinar sua equipe a pensar.
Quanto mais se delega, mais se ensina. Quanto mais se ensina, mais se fortalece a autoestima do colaborador. E quanto maior a autoestima, maior a produtividade e bem menor a dor de cabeça, já que você terá cabeças pensantes e com liberdade de atuação para resolver qualquer problema que possa surgir.
Não estou dizendo que você tem que deixar rolar, deixar solto. Jamais!
Ensine o passo a passo, delegue a tarefa, acompanhe o desenvolvimento da atividade e dê o feedback do desempenho. Aos poucos irá se sentindo seguro e observando que sua equipe está desenvolvendo um pensamento de gestão que deve condizer com os valores e missão de sua empresa.
Claro, se sua empresa não tem missão e valores definidos, como espera que seus funcionários saibam para onde ir?
Falaremos sobre isso.
Contem comigo!
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/centralizacao-de-poder-equipe/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=dd9d528313-Recursos_E_Humanos_19_03_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-dd9d528313-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário