terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Como os recrutadores podem ser importantes para sua marca

recrutadores-marca-empresaVocê alguma vez já entrou em uma loja e recebeu um atendimento terrível de um funcionário? Depois dessa experiência, você escreveu uma crítica on-line, jurou que nunca iria lá novamente, ou contou à sua família e amigos?
Sem dúvida que a experiência deixou um gosto ruim na boca, não apenas em relação àquela pessoa, mas em relação à marca como um todo. E, dependendo de como você escolhe agir (crítica, boca a boca, etc), sua capacidade de então influenciar outras pessoas pode ter um impacto profundo sobre esse negócio.
Esta mesma lógica que se aplica aos clientes que compram, se aplicam também às pessoas que eventualmente queiram vir trabalhar em sua empresa.
Os recrutadores corporativos de sua empresa podem ser a únicas pessoas de sua organização que alguém de fora vai conhecer. A impressão que eles deixam com os candidatos a emprego e os pretendentes é uma parte crítica – mas às vezes esquecida – da experiência total da marca do empregador. Quando foi a última vez que você perguntou a si mesmo:
  • Quão bem meus recrutadores conhecem o meu negócio?
  • Quão proficientes eles são em contar a história da minha empresa?
  • Será que eles sabem as mensagens importantes para compartilhar?
  • Eles são atraentes o suficiente para inspirar as pessoas a querer trabalhar na minha empresa?
  • Qual é a impressão, a última impressão que eles estão deixando?

Recrutadores corporativos como representantes da marca da empresa

Eu já disse muitas vezes que recrutadores corporativos devem servir como representantes da marca da empresa. Na medida em que eles viajam para as universidades alvo, participam de feiras de carreira, entrevistam candidatos, e intercomunicam-se em eventos locais e nacionais, eles são representantes da marca de sua empresa e de sua “marca de empregador”. Como eles se comunicam e se envolvem (ou não comunicam ou participam) pode ser um indicativo de como os outros percebem a sua organização no geral. O que seus recrutadores deixam as pessoas pensarem?
  • Uau, a Companhia ABC deve ser um lugar divertido para trabalhar!
  • Empresa XYZ parece empregar um grande grupo de profissionais.
  • Estou definitivamente me candidatando à LMNO quando eu chegar em casa hoje à noite .
  • Ou, Nossa… de forma alguma eu gostaria de trabalhar com pessoas assim.

Torne seus recrutadores excelentes

Primeiro, pare de supor que seus recrutadores são representantes perfeitos da marca. Independente de eles serem novos no mundo do recrutamento ou profissionais experientes, atrevo-me a supor que todo mundo tem algo a melhorar. Talvez seja o conteúdo de sua mensagem ou a sua comunicação não verbal, independentemente disso, trabalhe com seus recrutadores para identificar lacunas em seu conjunto de habilidades e, em seguida, comece a preenchê-las. Você poderia:
  • Cooperar com o seu gerente de marca para oferecer um workshop local?
  • Hospedar um webinar virtual para suas equipes de recrutamento participarem?
  • Pedir a seus executivos seniores para compartilhar suas histórias com seus recrutadores?
  • Criar um programa de treinamento estruturado para oferecer ao longo do ano?
Seja qual a forma como você decide treinar seus recrutadores, certifique-se que eles sabem que esta é uma “zona segura”. Um lugar onde não há problema em estar nervoso ou cometer um erro. Um lugar que é solidário e construtivo. Um lugar construído com a intenção de ajudá-los a melhorar os seus conhecimentos, competências e habilidades. Colocar seus recrutadores em simulações de encenação pode ser uma boa maneira de começar.
No final do dia, os nossos recrutadores vão fazer mais do que apenas entrevistar as pessoas através de um processo de contratação. Eles estarão comercializando as nossas empresas, construindo relações, conectando-se com as pessoas dentro e fora de nossas paredes, e obrigando as pessoas a agir. É importante que eles saibam o que faz nossas empresas serem excelentes,  que sejam interessados em conhecer nossas histórias, e estejam cientes das impressões duradouras que causam em nossa marca como empregador.
O que você acha? É justo dizer que os recrutadores devem ser excelentes representantes da marca de suas empresas?
Autora: Shannon Smedstad

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