terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ANAC intensificará fiscalização nos 12 principais aeroportos até 13/1

315 servidores extras estarão trabalhando para cobrir períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros
aeroporto-guarulhos
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou que intensificará a fiscalização no período de 13/12 a 13/1 nos 12 principais aeroportos brasileiros. Estão previstos 315 servidores extras para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros. Em Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), a fiscalização será feita 24 horas. As principais companhias aéreas já apresentaram à agência os planos de contingência para essa época do ano.
Cada companhia aérea elabora o seu plano, de acordo com suas características, e firmam compromissos como a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, aeronaves reserva disponíveis, o aumento no efetivo de tripulação, o remanejamento das manutenções programadas nas aeronaves e o reforço no treinamento das equipes de solo.
“Embora os aeroportos fiquem mais cheios nessa época, queremos garantir a adequada prestação do serviço de transporte aéreo ao usuário, como vem ocorrendo nos últimos anos”, avalia o diretor-presidente da ANAC, Marcelo Guaranys.
Para este mês de dezembro, a expectativa é que 16,6 milhões de passageiros utilizem os aeroportos brasileiros, 200 mil a mais do que o registrado em dezembro de 2012, e 800 mil a mais que o mês de novembro deste ano.
“Os direitos à informação e à assistência devem ser cumpridos pelas empresas e isso será rigorosamente observado”, afirma Guaranys.
A atuação da ANAC é parte da operação especial para o setor, nesta época, organizada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), e conta com a participação de vários órgãos do Governo que atuam nos aeroportos e na aviação civil.
Os aeroportos incluídos na operação de fim de ano são:
• Galeão e Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ)
• Congonhas e Guarulhos – São Paulo (SP)
• Viracopos – Campinas (SP)
• Brasília – Distrito Federal
• Confins – Belo Horizonte (MG)
• Curitiba – São José dos Pinhais (PR)
• Porto Alegre – Porto Alegre (RS)
• Salvador – Salvador (BA)
• Fortaleza – Fortaleza (CE)
• Recife – Pernambuco (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário