sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Como Usar o LinkedIn em Benefício de seu Blog

Quando o LinkedIn foi lançado em 2003, a maioria das pessoas provavelmente não lhe dava muita atenção. Hoje, a rede social é o principal local onde os profissionais querem que seu perfil seja encontrado. Ele tornou-se, de fato, a principal ferramenta para networking profissional.
Claro, ainda existem pessoas que não usam o LinkedIn para sua vantagem e o vêem como apenas mais uma rede social. No entanto, se você estiver no mercado procurando um trabalho, ou você simplesmente quiser destacar a sua vida profissional, o LinkedIn é uma ferramenta indispensável. Mas você já pensou em usar a plataforma para enviar mais visitantes para seu blog?
Antes de prosseguirmos, vamos ser claros sobre uma coisa: trata-se de aproveitar o que o LinkedIn pode oferecer sem fazer spam ou usar atitudes pouco éticas.

Grupos do LinkedIn

A receita secreta são os Grupos do LinkedIn.
Os Grupos do LinkedIn são uma ferramenta não muito diferentes de Grupos no Facebook, com a qual alguns de vocês podem estar mais familiarizados. A força motriz por trás desse recurso é conectar profissionais com interesses semelhantes diretamente e proporcionar um local para que eles interajam. O LinkedIn destaca esses três pontos sobre os grupos:
  • Conecte-se com profissionais relacionados ao seu setor em mais de um milhão de grupos;
  • Participe de discussões e compartilhamento de idéias, publicando artigos ou criando enquetes;
  • Apresente sua afiliação com organizações, mostrando ícones de grupo em seu perfil.

Por que usar Grupos do LinkedIn?

Neste ponto, eu espero que seja bastante óbvio que os benefícios do uso de grupos do LinkedIn podem ser obtidos somente se você usar o recurso de forma inteligente e de forma seletiva. Pessoalmente, eu sou muito seletivo ao adicionar contatos na rede social, principalmente porque eu quero destacar contatos de qualidade e ter certeza de que eu mantenho minha rede de forma que eu também possa ser considerado um bom contato para os outros. Dito isto, é importante certificar-se que o uso de Grupos do LinkedIn segue o mesmo conceito.
Então, por que usar Grupos do LinkedIn? Como é que eles podem beneficiar o seu blog?
Tudo se resume a uma coisa: você pode compartilhar o conteúdo do blog para os grupos aos quais você pertence.

Conclusão

As estatísticas mostraram que os Grupos do LinkedIn podem direcionar tráfego para o seu blog, mas mesmo que a ideia seja simples, existem coisas em que você precisa prestar atenção:
  • Certifique-se de juntar-se aos grupos certos. É óbvio, não é?
  • Seja seletivo com o que você compartilha. Lembre-se, não é um lugar para encher de  links quando e de onde quiser. Trata-se de compartilhamento de conteúdo que irá agregar valor para os membros do Grupo. Trata-se de dar-lhes algo que não vai fazê-los perder tempo;
  • Faça mais do que compartilhar seus próprios links. Compartilhe outros artigos e recursos que são úteis, mas que não sejam de seu blog. Comente sobre as mensagens dos outros. Discuta. Envolva-se. Interaja. É para isso que os grupos são.
Se você fizer essas coisas com a principal intenção de realmente interagir com as pessoas em seu nicho, então outras coisas boas virão. Você vai construir um nome para si mesmo (bom ou ruim, dependendo de como você interage, é claro) e seu blog pode colher os benefícios também.
Autor: Jason Bayless é um blogueiro profissional que dá conselhos de SEO (otimização para sites de busca) a pequenas empresas e empreendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário