quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como reduzir as lacunas entre gerações na empresa

Com a recente enxurrada de graduados desembarcando no mercado de trabalho, algumas empresas estão ficando nervosas sobre como esta chamada “Geração Entitulada” irá interagir com profissionais de nível sênior no escritório.
Parece haver uma polarização entre os dois grupos, e isso pode decorrer de suposições e preconceitos.
Será que a equipe sênior vê a Geração Y como impaciente, não profissional e preguiçosa? Talvez. A Geração Y vê os mais velhos como inacessíveis e desatualizados? Possivelmente.
No entanto, isto pode ser mudado.
A idade não é um padrão para o sucesso, mas a execução é. Na realidade, descobri que muitos da Geração Y estão cheios de potencial… eles só precisam de um pouco de orientação e o estilo certo de gestão.
No outro extremo, alguns profissionais de nível sênior são demasiado orgulhosos para procurarem a ajuda de profissionais mais jovens e precisam de um empurrãozinho.

5 maneiras de ajudar diferentes gerações a trabalharem juntas

Aqui estão algumas estratégias a adotar para incentivar profissionais de diferentes gerações a trabalharem eficazmente um com o outro:
1. Use o aconselhamento reverso – Ao juntar os funcionários mais jovens com profissionais de nível sênior, a crença é de que ambas as partes possam aprender uma muito do outro, se eles tomarem algum tempo para fazê-lo. Os funcionários mais jovens podem fazer perguntas espontâneas aos seus mentores sobre táticas de trabalho bem sucedidas, e os funcionários experientes podem obter informações sobre o mundo em constante avanço das mídias sociais e tecnologia, enquanto ganham uma nova perspectiva.
2. Treinamento não tradicional – Ao invés de ter somente o pessoal de nível básico passando por treinamento, por que não inverter os papéis e tê-los treinando os funcionários mais antigos sobre as novas tecnologias?
3. Monte equipes diversificadas – Isso se resume a práticas de contratação e colocação de pessoal. Os membros da equipe devem vir de formações, níveis de experiência e ter interesses variados. As equipes mais produtivas e inovadoras compartilham algumas características semelhantes. A junção de gerações no ambiente de trabalho permite a uma empresa garantir que eles permaneçam à frente do mercado, mantendo valores e processos sólidos.
4. Mova as mesas frequentemente –  misturar os funcionários de diferentes faixas etárias pode trazer uma nova faísca positiva para o local de trabalho, aumentar a energia e aumentar a moral. É um conceito simples que é fácil de implementar e traz resultados mensuráveis. Misture os funcionários experientes com os funcionários da Geração X e os da Geração Y.
5. Promova a comunicação interna – Incentive cada funcionário a se levantar, andar pelo escritório e falar com colegas de trabalho. Se reuniões improvisadas e sessões de geração de ideias são incentivadas, os funcionários são mais propensos a tirar proveito delas.
Autor: Tim Gimbel, fundador e CEO da “The La Salle Network”, uma firma de recrutamente e seleção baseada em Chicago, Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário