
Só que muitas vezes não tem jeito, em nome da boa convivência ou do andamento correto dos trabalhos é preciso que você se aproxime e aborde, com boa intenção, aquele assunto delicado a respeito do comportamento, da produtividade ou seja lá do que for.
É a típica situação: Se você não falar a coisa continua, se falar corre o risco de piorar.
Para estas situações existe uma técnica que, embora não seja infalível, é especialmente eficaz com pessoas mais desconfiadas e ressentidas.
Pessoas assim geralmente não ouvem de verdade o que você está dizendo, elas simplesmente escutam o início de sua fala e imediatamente começam a criar suposições em suas próprias cabeças sobre “porque diabos você está ali falando aquilo”. Elas conversam consigo mesmas, imaginam o pior e, ou dão um chilique, ou se fecham, ou fazem tudo isso junto quase cuspindo em cima de você.
Para evitar tais cenas use a técnica do contraste. É bastante simples e fácil de aplicar. Funciona assim:
Se você precisa fazer uma crítica construtiva sobre o trabalho ou comportamento de alguém, especialmente pessoas difíceis, comece dizendo exatamente aquilo que você não foi fazer ali. Parece bizarro, mas é isso mesmo.
Veja um exemplo:
__ Paula, tudo bem? Preciso falar com você sobre um assunto delicado, mas antes quero que entenda que eu não pretendo dizer como você deve se relacionar com as pessoas, muito menos me julgo em posição de te ensinar alguma coisa. Mas me sinto na obrigação de falar porque…
Ou então assim:
__ Marcos, como você sabe, dependemos dos relatórios de sua área para fazer os projetos. E eu preciso falar algo com você. Antes de mais nada, saiba que eu não tenho nenhuma pretensão de criticar seu trabalho, na verdade eu nem entendo muito bem como você faz o que faz, também não sou seu superior para dizer algo sobre sua performance, mas veja, podemos falar um instante sobre os prazos dos relatórios?
Note que quando você abre a conversa desta maneira, o que você está fazendo é se colocar previamente em situação de respeito e humildade. E todo mundo aprecia isso. Agindo assim você não dá tempo para o desconfiado/ressentido imaginar segundas intenções. Você já começou clarificando que não está ali para “ensinar” nada. Mostre respeito e o mais feroz dos monstros tenderá a baixar as garras.
Mas porque a técnica se chama contraste?
Porque depois de deixar claro o que você não quer (ou seja, você não quer: ofender, criticar, dar lição) você respira fundo e só então entra no assunto do que você realmente quer. O contraste está exatamente no fato de você separar as duas coisas e deixar isto claro, contrastando aquilo que você deseja e aquilo que você não deseja.
A técnica não vai funcionar cem por cento do tempo, porque existe muita gente nesse mundo que briga consigo mesma sem precisar da ajuda de terceiros. Ainda assim tenho testado por aí, com pessoas difíceis e outras nem tanto assim, e os resultados tem disso animadores.
Perceba que eu não quero aqui dizer como você deve ter suas conversas pessoais ou profissionais, muito menos me acho o dono da razão quando o assunto é comportamento. - contraste - Apenas acredito que esta técnica pode, se bem utilizada, ser muito útil quando você precisar obter resultados com pessoas difíceis através do diálogo.
O que você acha?
Até mais!
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