sábado, 24 de agosto de 2013

Steve Ballmer anuncia aposentadoria como CEO após 33 anos na Microsoft

Empresa anunciou criação de comitê que trabalha com empresa de recrutamento para encontrar novo CEO para gigante do software nos próximos 12 meses

A Microsoft anunciou, nesta sexta-feira (23), que seu atual CEO, Steve Ballmer, decidiu se aposentar nos próximos 12 meses, após a escolha de um sucessor pelo conselho da empresa. Neste período, Ballmer continuará na posição de CEO da Microsoft, empresa que passa por um processo de mudança de estratégia com o objetivo de conquistar participação no mercado de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Após os anúncio, as ações da empresa subiram 8%.
Getty Images
Steve Ballmer e tablet com Windows 8: novo CEO terá desafio de conduzir a companhia em momento de transformação
"Nunca há um momento perfeito para este tipo de transição, mas agora é a hora certa", diz Ballmer, em comunicado enviado à imprensa. "Nós iniciamos uma nova estratégia com uma nova organização e temos uma ótima equipe de liderança sênior. Minha ideia original era de que minha aposentadoria acontecesse no meio da transformação de nossa companhia para uma empresa de dispositivos e serviços. Nós precisamos de um CEO que esteja aqui em longo prazo para apoiar essa nova direção."
Segundo a Microsoft, o conselho indicou um comitê para conduzir o processo de transição. Este grupo é liderado por John Thompson, o diretor do conselho da Microsoft, e inclui Bill Gates, cofundador e conselheiro da Microsoft, além de Chuck Nosky e Steve Luczo. O comitê está trabalhando com a empresa de recrutamento Heidrick & Struggles para encontrar candidados ao cargo dentro e fora da Microsoft.
"O conselho está comprometido com a transformação da Microsoft para uma empresa de sucesso em dispositivos e serviços. Estamos focados em selecionar um novo CEO para trabalhar com o time de líderes para traçar e executar os rumos da empresa em uma indústria altamente competitiva", diz Thompson, em comunicado.
A procura por um sucessor será uma tarefa crítica para a Microsoft. Até o final de 2013, a empresa tinha um forte candidato a sucessor dentro da própria empresa: Steve Sinofsky , então chefe da divisão do Windows, estava há 23 anos na empresa, mas anunciou sua saída da Microsoft apenas duas semanas após o lançamento oficial do Windows 8, atual versão do sistema operacional da Microsoft desenhada para atender computadores e tablets. 
Antes de divulgar a notícia ao mercado na manhã desta sexta-feira, Ballmer enviou um comunicado aos funcionários da Microsoft. No texto, ele não explicou os motivos da escolha do momento atual para se aposentar, mas reafirmou que a Microsoft vive "um período importante de transformação" e que toda a equipe está pronta para "aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios à frente".
"A Microsoft é um lugar maravilhoso. Eu amo essa empresa. Eu amo a forma como nós ajudamos a inventar e popularizar a computação e o PC. Eu amo a grandeza e a ousadia de nossas apostas (...) Eu amo a forma como nós abraçamos e trabalhamos com outras companhias para mudar o mundo e ter sucesso juntas", disse Ballmer, no comunicado aos funcionários.
Histórico
Steve Ballmer começou a trabalhar na Microsoft em 1980, como o primeiro gerente de negócios da empresa, que foi fundada em 4 de abril de 1975. Antes de se tornar CEO da Microsoft em 2000, ele passou por outros cargos na Microsoft como vice-presidente sênior de vendas e suporte, vice-presidente de software e vice-presidente de marketing.
De acordo com a Microsoft, sob a liderança de Ballmer, a empresa triplicou sua receita e dobrou seus lucros desde 2000. O executivo tem 57 anos e é formado em matemática e economia pela Universidade de Harvard e estudou na escola de negócios da Universidade de Stanford. Antes de trabalhar na Microsoft, ele trabalhou durante dois anos como gerente de produto na Procter & Gamble.

Nenhum comentário:

Postar um comentário