segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Sintaxe da Contingência

“O grande perigo contingencial da tecnologia é incutir no ser humano a convicção enganosa de que é onipotente, impedindo-o de enxergar sua imensa fragilidade”. Octavio Gaspar de Souza Ricardo, Professor Emérito do  Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.
Contingência é alguma coisa que pode acontecer ou que não sabemos se pode acontecer ou não. A palavra tem conotações metafísicas e epistemológicas que deixo para os especialistas. Eles recomendam planificar antes que seja necessário, isto é: antes que sucedam problemas. Por outro lado – e sempre tem um outro lado – como já dizia o escritor Nelson Rodrigues, um plano de contingência deve ser dinâmico e permitir a inclusão de alternativas. Por isso, deve ser sempre atualizado e revisto de forma periódica.
Um plano de contingência também deve estabelecer ações para alcançar os objetivos desejados. Outro dia, em uma de minhas aulas na Universidade, expliquei aos alunos a correlação da contingência com a Teoria da Relatividade de Einstein. Ele ensinou que “tudo é relativo na relação entre espaço e tempo”. No entendimento contingencial é algo parecido. Tudo depende. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas para o alcance dos objetivos de uma organização.
Ao lado do ambiente, a tecnologia constitui uma variável independente que influencia as características dela. Além do impacto ambiental, tem o impacto tecnológico. Elas utilizam alguma forma de tecnologia para executar operações e realizar tarefas. E a tecnologia adotada pode ser tosca, rudimentar (limpeza com vassoura e escovão) ou pode ser sofisticada, avançada (processamento de dados pelo computador). A influência da tecnologia sobre as organizações é enorme, em função das seguintes situações: determina a estrutura organizacional; como técnica induz à eficiência e faz com que os gestores melhorem a eficácia da organização. Todavia, retomando o en tendimento do Professor Gaspar Ricardo, é preciso que as pessoas melhorem muito procurando reequipar a sua fragilidade técnica e interpessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário