
Chou, que é Líder de Práticas de Remuneração na WorldatWork, ofereceu suas dicas na conferência “Total Rewards 2013”, realizada recentemente na Filadélfia, Estados Unidos.
Por que talentos-chave vão embora
Os empregadores estão sempre preocupados com a retenção de talentos, diz Chou, e a maioria está ficando um pouco mais preocupada na medida em que a economia mundial melhora. No entanto, a verdade é que o mercado de trabalho está sempre aquecido para o talento-chave.
Aqui estão os resultados de uma pesquisa recente da WorldatWork que mostra os principais motivos para os talentos-chave procurarem outro lugar para trabalhar:
1. Melhores salários
O motivo número 1 para pessoas-chave deixarem um empregador por outro é para ganhar mais, diz Chou. Há uma percepção amplamente difundida de que as pessoas deixam empregos por causa de seus gestores (“Os funcionários vêm para a organização por causa de um salário melhor, mas eles a deixam por causa de uma má gestão”), mas esta teoria não é suportada pela pesquisa, diz Chou.
A pesquisa mostra que os melhores funcionários estão mais propensos a deixar o emprego por um melhor salário do que por ter um mau gerente ou qualquer outro motivo (o que não significa que você possa ignorar os maus gestores).
2. Falta de Oportunidades de Promoção
Os trabalhadores-chave estão sempre pensando sobre suas carreiras e o que os espera mais adiante. Se eles não enxergam as oportunidades futuras em sua organização, eles certamente vão começar a procurar em outro lugar.
Um dos problemas comuns que Chou vê é o “empilhamento”. Isso se refere à situação na qual os trabalhadores mais velhos, com as posições mais importantes, que antigamente teriam se aposentado para abrir caminho para a próxima geração, ainda estão no trabalho. Isso deixa os talentos-chave estagnados em empregos de nível de mais baixo por mais tempo do que eles gostariam de estar, e este não é um bom lugar para estar a partir de um ponto de vista de retenção e engajamento.
3. Desigualdade salarial percebida
O terceiro motivo mais comum para os melhores funcionários irem embora é perceber desigualdade salarial em relação a colegas.
Existem várias pesquisas que mostram que funcionários de alto desempenho parecem ser particularmente sensíveis quanto a seu maior desempenho ser recompensado com aumentos salariais acima da média, enquanto que funcionários de baixo desempenho preferem sistemas de remuneração de baixa variação, diz Chou.
Felizmente, alguns especialistas acreditam que não é o valor exato que faz a diferença, e sim o fato de existir alguma diferença minimamente significativa.
Pesquisas também mostram que as pessoas com uma alta necessidade de realização e sentimentos mais elevados de autoeficácia preferem sistemas de remuneração que vinculam maiores parcelas da remuneração ao desempenho, diz Chou.
4. Insatisfação com o Trabalho ou Responsabilidades
Funcionários de alto desempenho querem aprender e crescer no trabalho. Se eles se sentem estagnados ou se o trabalho é apenas chato, eles vão começar a pensar em mudar para outro lugar.
Autor: Steve Bruce
Nenhum comentário:
Postar um comentário